Header Ads

Avalie e melhore seu culto de domingo

Segunda de manhã esportiva: Todas as segundas, depois dos jogos, os atletas da liga de futebol NFL assistem filmes do jogo do domingo anterior para determinar em que precisam melhorar para a próxima partida. Precisamos estar mais interessados e preocupados com o que acontece em nossos cultos de domingo. Os jogadores de futebol da NFL estão fazendo o jogo certo. Nós, não.

As igrejas em crescimento estão sempre fazendo a seguinte pergunta: "Como podemos melhorar?"

São implacáveis na avaliação de seus cultos e ministérios. Avaliação é a chave para o padrão de excelência. Você deve continuamente examinar todas as partes de seus cultos para torná-los mais efetivos.

Em Saddleback, desenvolvemos três ferramentas para ajudar na avaliação: o cartão das Primeiras Impressões, o Cartão de Boas Vindas, e a folha de Avaliação do Culto.
Todos os três nos fornecem valiosas considerações de "feedback". "Feedback" é o fator de nutrição e informação mais importante para nós. É o segredo do desenvolvimento continuo, algo que os japoneses chamam de "Kaizen".

O cartão das Primeiras Impressões dá-nos o "feedback" dos visitantes de primeira vez na igreja. Ajuda-nos a ver o culto da perspectiva deles.

O cartão de Boas Vindas dá-nos o "feedback" dos frequentadores assíduos e dos membros. Recebemos variadas sugestões e dicas das pessoas que formam a Multidão.

A folha de Avaliação de Culto dá-nos o "feedback" dos líderes de nossa igreja (membros do "staff"). Isso inclui uma avaliação de todas as coisas desde o estacionamento, boletins, cafezinho, cantina, música e mensagem.

Em 1 Coríntios 14, Paulo conclui suas instruções sobre cultos vibrantes e sensíveis dizendo: "Mas tudo deve ser feito com decência e ordem." (1 Cor. 14:40)- NVI
Creio que este verso implica planejamento, avaliação, e crescimento da qualidade de nossos cultos é a coisa apropriada a se fazer. Cultuar a Deus, assim como evangelizar, deve ser alvo do melhor esforço.

Cultos vibrantes e sensíveis dão muito trabalho! Gasta-se um tempo enorme, energia, criatividade, compromissos, dinheiro, e preparação para oferecer tudo isso aos presentes, semana após semana.

Por que se preocupar com isso? Por que ter que enfrentar todos esses problemas tentando facilitar a travessia da ponte cultural que existe entre as pessoas da igreja e os convidados sem igreja? Porque, a exemplo de Paulo, fazemos tudo isso "por causa de Jesus." (2 Co. 4:5)

Você deve saber porque faz o que faz ou será derrotado pelo desânimo. Lembro de um certo domingo de manhã, anos atrás. Estávamos montando nosso salão de cultos numa escola em que nos reuníamos para o culto de fim de semana, e percebi que metade das pessoas responsáveis por isso não haviam chegado ainda por uma razão ou outra. Quando carregávamos o material do berçário de um trailer para as salas da escola, lembro de sentir uma bruta sobrecarga de desânimo.

Satanás começou a jogar setas de piedade em mim: Por que você precisa fazer tudo isso e ficar tão cansado, enquanto que a maioria dos pastores apenas fica sentada e instrui? Eles fazem apenas o que lhes compete. A maioria dos pastores não precisa colocar a mão na massa e carregar todas essas coisas como você vem fazendo já por tanto tempo!

À medida que estava gostando daquele sentimento de comiseração, o Espírito Santo bateu em meu ombro e perguntou: "Ei, Rick, você está fazendo tudo isso por nada?" Parei, muito surpreso bem no meio do estacionamento da escola, comecei a chorar, e lembrei para mim mesmo: "Eu estou fazendo isto por causa de Jesus!" Nada pode ser comparado ao que Ele fez por mim.

" Tudo que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo." Cl. 3:23-24 (NVI)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.