Header Ads

Construindo uma ponte entre o ontem e o hoje



Aproveitando a visita do Pr. Rick Warren ao Brasil em julho estou colocando alguns artigos bem interresantes e o 1º desta seria de artigo é construindo pontes.
Há quatro estágios para ser um construtor de pontes





Estágio 1: Estude o texto

Faça uma exegese: observação, interpretação, correlação. Na medida em que você estuda o texto, pergunte: "O que isso diz?" e "O que isso significa?" Observe os aspectos históricos, palavras-chave, estrutura literária e a teologia.

Estágio 2: Encontre as verdades eternas do texto

As verdades eternas são as implicações do texto. Encontre os princípios universais que se podem ver em todas as culturas e faça uma pergunta muito importante: "Qual a resposta que este texto solicita?"

Estágio 3: Estude sua audiência

Quais são as necessidades das pessoas, seus pecados, suas dores? Quais são seus interesses e questionamentos? O quanto já conhecem e quais as reações que se pode esperar das pessoas? Todas as vezes que prego “ não importa em que parte do mundo eu esteja “ sei que certas coisas serão sempre a verdade.


1) Todos querem ser amados.
2) Todos desejam ser importantes.
3) A vida é vazia sem Cristo.
4) Muitas pessoas estão carregando fardos de culpa.
5) Muitas pessoas estão sendo consumidas pela amargura de suas dores do passado.
6) O medo universal da morte é parte de todas as culturas.

Estágio 4: Aplique a verdade em todas as situações.

Pense nos seus ouvintes e suas necessidades. O que as verdades eternas dessa passagem dizem para as necessidades deles? A aplicação deve ser específica e não universal, generalizada. Quais são as ações específicas que você deseja que seu sermão desperte nas pessoas?


Fonte: Propositos Rick Warren - (Trad. Erasmo Vieira)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.