Header Ads

A importância crítica do pensamento concentrado na preparação de sermões




Por Rick Warren - (Trad. Erasmo Vieira)

" Tenho mais compreensão do que todos os meus mestres, porque medito em Teus estatutos." (Sl 119:99)
Reflexão é a parte devocional da preparação do sermão. A palavra para "reflexão" na Bíblia é "meditação".

Deus sempre promete nas Escrituras que quando meditamos em Sua Palavra, Ele nos dá sabedoria. O Salmo 119:99 diz: "Tenho mais compreensão do que todos os meus mestres, porque medito em Teus estatutos."

Meditação é simplesmente pensamento concentrado.

Um sinônimo para meditação é "contemplar", estar fascinado com; outro sinônimo para meditação é a palavra "ruminação".

Ruminação é quando a vaca fica mastigando o capim. A vaca fica mascando o capim, engole, deixa o bolo ficar por um tempo no estômago. Depois a vaca devolve do estômago e continua a mastigação por mais um tempo para, em seguida, engolir tudo de novo.

De certa forma, isto é o que significa meditação "um processo digestivo." pensar por várias vezes nas Escrituras na qual você está baseando sua pregação.

Como é que uso esse tempo de reflexão?

Primeiro, eu ouço o que Deus está dizendo. Em outras palavras, deixo de lado todos os manuais técnicos, todos os comentários e oro: "Deus, faz-me entender os ensinos de Teus preceitos enquanto medito em Tuas maravilhas."
Segundo, eu recordo todas as idéias que Deus me dá. Você precisa ter um "notepad" ou um pequeno gravador para você anotar ou gravar todas as idéias que surjam de Deus para você. Acredite, ao meditar desta forma, as idéias vão aparecer nos lugares mais estranhos.

Quando você deve utilizar esse processo digestivo?

Durante todo o tempo " 24 horas por dia! Você pode fazer isso em sua Hora Tranquila; enquanto estiver dirigindo; quando estiver tomando banho; correndo; ou numa trilha. Você pode fazer isso enquanto estiver fazendo quase todas as coisas.

Não apresse essa parte da preparação do seu sermão: é a reflexão, e não a pesquisa, que produz a aplicação das Escrituras que levam à transformação de vidas.

Mais de Rick Warren Aqui





Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.