Header Ads

O melhor livro de todos os tempos

A Bíblia Sagrada

Você sabia que a Bíblia foi o primeiro livro impresso no mundo? E que é o livro mais impresso em todo o mundo? E o mais traduzido no planeta? Você já leu a Bíblia toda? Não? Lhe dá sono? Você sabia que a Bíblia nos ensina muita coisa? A Bíblia é como um testamento que herdarmos e nos ensina sobre amor e sabedoria. Ensina que você ame e respeite seu próximo e também pede que seu próximo te ame e te respeite... Não é a maior lição de amor? Você já leu quantos livro na sua vida? 10... 50... 100... mais? E ainda não leu a Bíblia toda? É como um testamento deixado para todos, e uma grande multidão morre sem nem sequer ler esse testamento. Não porque não teve oportunidade mas, porque ignorou estes ensinamentos. Você gostaria de continuar fazendo parte dessa multidão? Não tem curiosidade de saber e interpretar por si mesmo o que está escrito?

Se você tivesse um parente que lhe deixasse uma herança, mas para tomar posse você tivesse que ler e entender o testamento deixado por esse parente, você o ignoraria e o deixaria misturado às traças e à poeira de sua estante? Ou... pelo contrário, o leria com atenção para ter o entendimento completo de seus direitos a fim de reclamá-los? Ou se não o entendesse, de bom gosto, até pagaria um advogado para ensiná-lo tudo sobre aquele testamento e herdar os bens que ele lhe autorga? E a Bíblia? É menos importante do que esse testamento do exemplo? Você não entende a Bíblia?

Chame alguém que entenda e com prazer essa pessoa irá lhe ensinar; porque ela já leu e conhece a Bíblia, aprendeu a amar o próximo e sabe que ensinar sobre a herança que HaShem deixou. Esse é o maior ato de amor! É semelhante ao bombeiro que arrisca sua vida para salvar a vida do próximo desconhecido que está em perigo... e não cobra nada....

Materiais e línguas originais

Materiais Originais

  • PAPIRO: Material extraído de uma planta aquática desse mesmo nome. Há várias menções dele na Bíblia, como por exemplo, Jó 8:11; Êx 3:2; Is 18:2; II Jo 12. De papiro deriva o termo papel. Seu uso na escrita vem de 3.000 AC, no Egito.
  • PERGAMINHO: Ë a pele de animais, curtida e preparada para escrita. É material superior ao papiro, porém de uso mais recente do que aquele. Teve seu uso generalizado, a partir do início do século I, na Ásia Menor. É também citado na Bíblia, exemplo: II Tm 4:13.

Línguas Originais

  • HEBRAICO: Para o Antigo Testamento.
  • GREGO: Para o Novo Testamento .

Estas são as duas línguas principais em que a Bíblia foi inspirada e escrita. As traduções só conservam a inspiração quando reproduzem fielmente o original.

  • MANUSCRITO: Tudo era feito pelos escribas de modo laborioso, lento e oneroso. Hoje em dia, milhões de exemplares são impressos em muitos pontos do globo com rapidez e facilidade em modernas impressoras.

A origem do nome Bíblia

Este nome consta apenas da capa da Bíblia, mas não o vemos através o volume sagrado. Foi primeiramente aplicado por João Crisóstomo, grande reformador de Constantinopla. ( 398 - 404 A.D) .

O vocábulo “Bíblia” significa etimologicamente “coleção de livros pequenos”, isto porque os livros da Bíblia são pequenos, formando todos um volume não muito grande como tão bem conhecemos. De fato, a Bíblia é uma coleção de livros.
Porém, perfeitamente harmônicos entre si. É devido a isso que a palavra Bíblia sendo plural no grego passou a ser singular nas línguas modernas.

À folha de papiro preparada para a escrita, os gregos chamavam de biblos. Ao rolo pequeno de papiro, os gregos chamavam biblion, e ao plural deste chamavam biblos.

Portanto o vocábulo Bíblia deriva da língua grega. Os vocábulos bíblia e biblion” constam do Novo Testamento grego, mas não referente à própria Bíblia:

  • Bíblia: Jo 21:25; II Tm 4:13; Ap 20:12; Dn 4: 2; (hb )
  • Biblion: Lc 4:17; Jo 20:30.

Manuscritos originais

Manuscritos originais, isto é, saídos das mãos dos escritores, não existe nenhum conhecido no momento. Se existisse algum, os homens talvez o adorariam mais do que o seu divino Autor. A serpente de metal posta entre os israelitas como meio de auxilio à fé em Deus ( Nm 21.8,9; Is 45:22), foi depois idolatrada por eles ( II Reis18:4).

Deus cuidou do sepultamento de Moisés e ocultou o seu local porque certamente o povo adoraria seu corpo, ( Dt 34:5,6 ). O Diabo tinha interesse na idolatria e contendeu com o arcanjo que procedeu ao funeral de Moisés ( Jd 9 ). Milhões, em muitas terras adoram a cruz de Cristo, ao invés do Cristo da cruz. É também o caso da mãe de Jesus Cristo, que milhões adoram-na mais do que ao filho. Além disso, temos a considerar o seguinte, historicamente, quanto a inexistência de manuscritos originais:

  1. Os judeus costumavam enterrar os manuscritos estragados pelo uso ou qualquer outra causa, para evitar sua mutilação ou interpolação espúria.
  2. Os reis idólatras e ímpios de Israel, podem ter destruído muitos ou contribuído para isso, como é o caso descrito em Jeremias 36:20-26.
  3. O monstro Antíoco Epífanes, rei da Síria (175 - 164 AC), durante seu reinado dominou sobre toda a Palestina (nome de Israel que mudaram na época). Foi homem extremamente cruel. Tinha prazer em aplicar torturas. Decidiu exterminar a religião judaica. Assolou Jerusalém em 168 AC. profanando o templo e destruindo todas as cópias que achou das Escrituras.
  4. Nos dias do feroz imperador romano Deocleciano ( 284 - 302 A.D. ), os perseguidores dos cristãos destruíram quantas cópias acharam das Escrituras. Durante dez anos Deocleciano mandou vasculhar o império visando destruir todos os escritos sagrados. Chegou a crer que tivesse destruído tudo, pois mandou cunhar uma moeda comemorando tal vitória.

A literatura judaica afirma que a missão do chamado Grande Templo, presidido por Esdras, foi reunir e preservar os manuscritos originais do Antigo Testamento - os de que se serviram os Setenta no preparo da Septuaginta - a primeira tradução da Escrituras.

Os textos em língua original de que utilizam os atuais eruditos no preparo das modernas versões, são reproduções das atuais cópias de originais.

Há inúmeras cópias de manuscritos originais, em várias partes do mundo. Esses manuscritos existentes harmonizam-se admiravelmente, assegurando-nos assim da sua autenticidade. Uma confirmação disso vemos nos manuscritos do Mar Morto.

(Em 1947, próximo ao Mar Morto foi descoberto um manuscrito do profeta Isaías, em forma de rolo, escrito em hebraico, datado do ano 100 AC., sendo assim mais velho que o mais antigo manuscrito bíblico até então conhecido!)
Muitos outros foram também encontrados, e centenas de fragmentos de outras obras. Pois bem, o texto desse manuscrito quando comparado com o das nossas Bíblias, concorda plenamente. Esta é uma prova singular da autenticidade das Escrituras, ao considerarmos que o citado manuscrito de Isaías tem a agora mais de 2.000 anos de existência.

Os manuscritos bíblicos são sempre indicados pela abreviatura MS.

A Bíblia em suas línguas

A Búblia em Hebráico - Tanach

Consiste apenas do Testamento. O arranjo dos livros é diferente, e o total é 24 em vez de 39, porque vários grupos de livros são contados como um só livro. O texto é sempre o mesmo.

A Bíblia em Português

A primeira tradução da Bíblia em português, foi feita por um evangélico: o pastor João Ferreira de Almeida. Fato interessante é que o trabalho foi realizado fora de Portugal. A Cidade foi Batávia, na Ilha de Java, no Oceano Índico.
Hoje, essa cidade chama-se Djacarta, capital da República da Indonésia. Almeida foi ministro do Evangelho da Igreja Reformada Holandesa, a mesma que evangelizou no Brasil, com sede em Recife durante a ocupação holandesa, no século XVII . Nasceu em Portugal, perto de Lisboa, em 1628. Faleceu em Java em 1691. A Igreja Católica através do tribunal da inquisição, não tendo podido queimá-lo vivo queimou-o em estátua em Goa, antiga possessão portuguesa na Índia.

1. A Versão de Almeida

O Novo Testamento - Almeida traduziu primeiro do Novo Testamento, o qual foi publicado em 1681 em Amsterdam, Holanda. Na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, há um exemplar da 3a. Edição do Novo Testamento de Almeida, feita em 1712.

O Antigo Testamento - Almeida traduziu o AT até o livro de Ezequiel. A essa altura faleceu, em 1691. Ministros do Evangelho, amigos seus terminaram a tradução, a qual foi publicada completa em 1753.

A sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira, de Londres, começou a publicar a tradução de Almeida em 1809, apenas o Novo Testamento. A Bíblia completa num só volume, a partir de 1819. O texto em apreço foi revisado em 1894 e 1925. A Bíblia de Almeida foi publicada a primeira vez no Brasil em 1944 pela Imprensa Bíblica Brasileira. A Versão ARC (= Almeida Revisada e Corrigida). A Imprensa Bíblica Brasileira, publicou em 1951 a edição revista e corrigida, abreviadamente conhecida por ARC.

A Versão ARA ( = Almeida Revista e Atualizada ). Uma comissão de especialistas brasileiros trabalhando de 1945 a 1955, preparou a Edição Revisada e Atualizada de Almeida, conhecida abreviadamente por ARA.

2. Antônio Pereira de Figueiredo. Padre católico romano. Grande latinista. Editou o NT em 1778 e o AT em 1790. Tradução feita em Portugal.

3. A “ Tradução Brasileira” Feita por uma comissão de teólogos brasileiros e estrangeiros. O NT foi publicado em 1910 e o AT em 1917. É tradução muito fiel ao original.

4. Huberto Rhoden, um padre brasileiro, de Santa Catarina, cuja versão foi muito usada na crítica textual, foi publicada em 1935. Esse padre deixou a igreja Romana.

5. Matos Soares, também um padre brasileiro, traduziu da Vulgata. Foi publicada no Brasil, em 1946. Já havia sido publicado em Portugal desde 1933. É a Bíblia popular dos católicos romanos de língua portuguesa. Um grave inconveniente são os itálicos que às vezes são mais extensos do que o texto em si, e conduzem a preconceitos e tendências.

6. A versão da Imprensa Bíblica Brasileira. A IBB lançou em 1968, após anos de cuidadoso trabalho, uma nova versão em português, conhecida como VIBB, baseada na tradução de Almeida. A edição de 1968, após longos anos de cuidadoso trabalho, uma versão em português, conhecida como VIBB, baseada na tradução de Almeida. A edição de 1068 apareceu apenas em formato de púlpito. Em 1972 foi lançado o formato popular, comum. Nessa versão foram utilizados os melhores textos em hebraico e grego.

7. Outras Versões - A igreja Católica Romana tem publicado mais edições dos Evangelhos e Novo Testamento. Os itálicos, notas e apêndices, conduzem, é claro, às doutrinas daquela Igreja.

8. A importância da Bíblia em português - A língua portuguesa é falada em todos os continentes, fato que revela a importância da Bíblia em português, em todos os sentidos. Português é a oitava língua mais falada no mundo.

LEI: 5 livros - de Gênesis a Deuteronômio esses cinco livros são chamados Pentateuco. Tratam da criação e da LEI.

HISTÓRIA: 12 livros - de Josué a Ester . Contém a história do povo de Israel.

POESIA: 5 livros - de Jó a Cantares. São chamados poéticos devido ao gênero do seu conteúdo e não por outra razão.

PROFECIA - 17 livros - de Isaías a Malaquias. Esses 17 livros estão subdivididos em dois grupos:
    • Profetas Maiores: 5 livros, de Isaías a Daniel.
    • Profetas Menores: 12 livros, de Oseias a Malaquias.

Os nomes maiores “maiores e menores” referem-se ao volume de matéria dos livros e extensão do ministério profético. No Tanch, ou seja, na Bíblia hebraica (o Antigo Testamento), a divisão dos livros é bem diferentes como já falamos.

No Novo Testamento, seus 27 livros também estão divididos em quatro classes: BIOGRAFIA, HISTÓRIA, DOUTRINA, PROFECIA. Os livros de cada classe são os seguintes:

  • BIOGRAFIA: São os quatro Evangelhos. Descrevem a vida terrena de Jesus e o Seu glorioso ministério entre os homens. Os três primeiros são chamados Sinóticos dos Evangelhos e fala também da sua universalidade, por serem quatro os pontos cardiais.
  • HISTÓRIA: É o livro de Atos dos Apóstolos. Registra a história da Igreja Primitiva, seu viver e agir. O livro mostra que o segredo do progresso da Igreja e a plenitude do Espírito Santo.
  • DOUTRINA: São 21 livros chamados Epístolas ou Cartas. Vão de Romanos a Judas. Umas são dirigidas à igrejas e outras a indivíduos, etc. As 7 que vão de Tiago a Judas, são chamadas epístolas Universais ou Gerais.
  • PROFECIAS: É o livro do Apocalipse. Esta palavra significa "revelação". Trata da volta pessoal da volta de Jesus à terra, é o inverso do livro de Gênesis, onde narra como tudo começou; Aqui, no livro do Apocalipse, narra como tudo findará.

Há outras modalidades de classificação, mas a que vai acima, parece-nos bastante simples e prática.

6. A disposição dos 66 livros. Os que organizaram a presente disposição dos livros foram sem dúvida inspirados por HaShem, porque nota-se uma gradativa correlação doutrinária entre os mesmos. Exemplo disso: Antigo Testamento há uma linda relação entre o livro dos Salmos e o de Provérbios. Nunca poderia vir separados. Os Salmos tratam do nosso andar com Deus; Provérbios: o nosso andar com os homens. Esses livros não podiam estar distantes.

Exemplo em o Novo Testamento: As Epístolas. vejamos:

  • Romanos, fala da salvação.
  • Primeira e Segunda Coríntios, fala da Vida Cristã Disciplinada.
  • Efésios, Filipenses e Colossenses, falam da Vida Consagrada.
  • Primeira e segunda Tessalonicenses, falam da Vinda de Jesus.
  • Primeira e Segunda Timóteo, Tito falam de Obreiros e Ministério.
  • Primeira e Segunda Pedro, falam de Provas e Tribulações.

A Bíblia foi o primeiro livro impresso no mundo após a invenção da imprensa; isso deu-se em 1452 em Mainz, Alemanha.

(Gutenberg, Johannes: "Bíblia de Gutenberg" ou "Bíblia mazarina", o exemplar que primeiro chamou a atenção dos estudiosos. Crê-se que esse tenha sido o primeiro livro impresso com tipos móveis. Dele ainda restam 46 exemplares, um dos quais na Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro. ©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda. Bíblia: Livro sagrado do cristianismo e do judaísmo. Dividido, para os cristãos, em Antigo e Novo Testamentos. O ivro mais impresso em todo o mundo. ©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.)

Os números 3 e 7 predominam admiravelmente em toda a Bíblia. O nome de Jesus consta do primeiro e último versículo do Novo Testamento.

A Bíblia completa pode ser lida em 70 horas e 40 minutos, na cadência de leitura de púlpito. O Antigo Testamento leva 52 horas e 20 minutos. O Novo Testamento, 18 horas e 20 minutos.

A unidade física da Bíblia

Há nela 66 livros, escritos por cerca de 40 escritores, cobrindo um período de 16 séculos. Esses homens tinham diferentes atividades e escreveram sob diferentes situações. Na maior parte dos casos não se conheciam, escrevendo em duas línguas principais. Devido a essas circunstâncias, em muitos casos, os autores nada sabiam sobre o que já havia sido escrito, Muitas vezes um escritor iniciava um assunto e, século depois um outro completava-o.

Quanto à unidade física da Bíblia, ninguém sabe ao certo como os 66 livros encontraram-se e agruparam-se num só volume. Sabemos que os escritores não escreveram os 66 livros de uma só vez, nem em um só lugar, nem com o objetivo de reuni-los num só volume, mas em intervalos durante 16 séculos, em que lugares que vão da Babilônia à Roma.

Se alguma falha for encontrada na Bíblia, será sempre do lado humano, como tradução mal feita, grafia inexata, Interpretação forçada, má compreensão de quem estuda, falsa aplicação quanto aos sentidos do texto, etc.
Portanto quando encontrarmos na Bíblia um trecho discrepante, não pensemos logo que é erro.

Fonte de auxilio: MIBA

Leia a bíblia em um ano ou 3 meses

Bíblia para celular

Bíblia em audio

Algumas frase de pessoas importantes sobre a bíblia aqui

"Alguns erros da bíblia" aqui

Curiosidade da bíblia aqui

2 comentários

Felipe M.Nascimento disse...

A Paz do Senhor Jesus
Vim aqui para agradecer a sua visita ao nosso Blog site “Vida Profética”
Espero que você tenha gostado do Blog, volte sempre a sua visita é muito
Importante para nós, que Deus abençoe sua vida e o teu ministério.

Felipe M.Nascimento disse...

ja tem um link teu em no nosso Blog
va em "PACEIROS(link's)" obrigado pela visita valeuuuu...rss...

Tecnologia do Blogger.