Header Ads

Como pôde Deus ter prometido a Saul uma dinastia perpétua, se isso já havia sido profetizado para Davi?



"Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o SENHOR teu Deus te ordenou; porque agora o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre;" 1 SAMUEL 13:13


A afirmação feita por Samuel não foi uma promessa, mas apenas certificou Saul que ele perdera pelo seu ato de impiedade. Deus sabia desde o princípio que Saul se mostraria indigno de sentar-se no trono de Israel. Entretanto, como um ser moralmente livre, Saul teria de cometer os atos de impiedade, que Deus sabia de antemão que ele ia cometer. A afirmativa de que Deus teria estabelecido Saul sobre o trono era sincera e legítima, embora hipotética. Porque Deus sabia também que Saul se desqualificaria, Ele profetizou que por fim o trono ficaria com a tribo de Judá, e que a linhagem de Davi se estabeleceria em Israel para sempre. Norman Geisler e Thomas Howe - Manual de Dúvidas Bíblicas.

Um comentário

Unknown disse...

Meu nome é Celso.
Realmente, Deus de antemão já sabia qual seria a atitude de Saul.
Deus reprovava a atitude de Israel, em pedir que Deus suscitasse um rei, após juízes.
Assim como sabia também de antemão que seu servo Jó, lhe seria sempre fiel, embora Jó não soubesse, que entre Deus e Satanás, o assunto á respeito da sua fidelidade, havia sido discorrido.
Mas Deus já sabia que Jó suportaria a provação,e se manteria fiél e temente, pois os planos de Deus, não podem ser frustrados.
Isto é sobremaneira maravilhoso!
Ele é Todo Poderoso: Onisciente, onipresente e onipotente.
Maranata!

Tecnologia do Blogger.