728x90 AdSpace

  • Novidades

    terça-feira, 1 de junho de 2010

    O segredo de Jesus



    Um refrigerante que subverte todos os conceitos do marketing para se tornar líder de mercado em um único estado do país. Isso mesmo, o poderio de marca e de vendas da Coca-Cola em 26 estados brasileiros não foi capaz de desbancar um líquido cor de rosa que atende pelo nome de Guaraná Jesus. No estado do Maranhão, o tradicional refrigerante é o mais vendido. Produto que tem como base um xarope de especiarias que inclui o cravo e a canela em sua composição, o Guaraná Jesus é motivo de orgulho para os maranhenses de todas as idades.

    O Guaraná Jesus é uma exceção à regra: contrariando os quatro “pês” do marketing. Ele se mantém absoluto em seu mercado de origem. O primeiro “P” seria a praça: parece incrível que um produto que sequer atinja o estado inteiro possa vender mais do que Coca-Cola, Antarctica, Pepsi etc. O segundo “P” seria o preço: sem a oferta de um mix de produtos – e sem lastro para reduzir seu valor no ponto de venda – é curioso que se mantenha líder depois de tantos anos. O terceiro “P” é o produto em si: características como a marca e o design, por exemplo, facilmente superáveis pelas grandes marcas internacionais. O quarto “P” é a promoção – uma vez que seria incapaz de fazer frente a uma estratégia de publicidade ou promoção de vendas de qualquer um de seus concorrentes seria suficiente para desbancá-la. Seria? Afinal, qual é o segredo de Jesus?

    A resposta a tudo isso seria uma só: a tradição. Atribui-se o nome ao farmacêutico Jesus Norberto Gomes – há relatos de que era ateu - que teria criado o xarope acidentalmente em 1920. Tão secreta quanto a fórmula da Coca-Cola, a lista de ingredientes do “sonho cor de rosa das crianças” é também envolta em mistério. Extratos de guaraná, cafeína, teobromina e teofilina estaríam entre as 17 substâncias que dão sabor final ao produto. Dizem também que a animadora de televisão Xuxa Meneghel teria tentado comprar a marca para distribuir sua “Xuxa Cola” por todo o país. Mas a ideia teria esbarrado na negativa da família do criador – do refrigerante, claro. O produto acabou nas mãos da Coca-Cola – que mantém sua produção e distribuição.

    Existem cerca de 50 comunidades no Orkut dedicadas ao refrigerante. São aproximadamente 30 mil seguidores. 98% por cento são adoradores do produto cor de rosa. Mas há também comunidades como “Guaraná Jesus? ECA!” o que comprova que nem mesmo Jesus é uma unanimidade..

    Fonte:blogdorefri.blogspot.com
    • Commentários do Bloger
    • Comentários do Facebook Comments

    0 comentários:

    Item Reviewed: O segredo de Jesus Rating: 5 Reviewed By: Lejota Soluções
    Scroll to Top