Header Ads

Você tem que encontrar o que você ama?



Apesar de não concorda com tudo que foi exposto podemos tirar boas lições para as nossas vidas.

Este é um texto preparado do discurso de formatura por Steve Jobs, CEO da Apple Computer e da Pixar Animation Studios, em 12 de junho de 2005.

Estou honrado de estar com vocês hoje na formatura de uma das melhores universidades do mundo. Eu nunca me formei na faculdade. Verdade seja dita, isso é o mais próximo que já cheguei de uma formatura de faculdade. Hoje eu quero contar a vocês três histórias da minha vida. É isso aí. Não é grande coisa. Apenas três histórias.

A primeira história é sobre ligar os pontos.

Eu abandonei o Reed College depois de seis meses, mas fiquei enrolando como um drop-in "por outros 18 meses antes de eu realmente sair. Então, por que eu saí?

Tudo começou antes de eu nascer. Minha mãe biológica era uma jovem universitária solteira que decidiu me colocar para adoção. Ela achava muito fortemente que eu deveria ser adotado por pessoas formadas, então tudo estava preparado para eu ser adotado no nascimento por um advogado e sua esposa. Só que quando eu apareci eles decidiram no último minuto que eles queriam mesmo uma menina. Então meus pais, que estavam em uma lista de espera, recebeu um telefonema no meio da noite perguntando: "Temos um menino bebê inesperado, vocês querem?" Eles disseram: "Claro." Minha mãe biológica descobriu mais tarde que minha mãe nunca tinha se formado na faculdade e que meu pai nunca tinha completado o ensino médio. Ela se recusou a assinar os papéis da adoção. Ela só cedeu alguns meses depois quando meus pais prometeram que algum dia eu iria para a faculdade.

17 anos depois eu fui para a faculdade. Mas eu ingenuamente escolhi uma faculdade que era quase tão cara quanto Stanford, e todas as economias dos meus pais de classe operária estavam sendo gastos na minha faculdade. Após seis meses, eu não podia ver valor naquilo. Eu não tinha idéia do que queria fazer da minha vida e nenhuma idéia de como a faculdade iria me ajudar a descobrir. E aqui estava eu ​​gastando todo o dinheiro que meus pais tinham juntado durante toda a vida. Então eu decidi sair e confiar que tudo daria certo. Foi muito assustador naquela época, mas olhando para trás foi uma das melhores decisões que já fiz. No minuto em que larguei, eu pude parar de assistir as aulas obrigatórias que não me interessavam, e comecei a freqüentar aquelas que pareciam interessantes.

Não foi tudo assim romântico. Eu não tinha um dormitório, então eu dormia no chão do quarto de amigos, eu devolvia garrafas de Coca-Cola para ganhar 5 centavos para comprar comida, e eu andava as 7 quilômetros pela cidade todo domingo à noite para conseguir um bom uma refeição semanal no templo Hare Krishna. Eu adorei. E muito do que eu esbarrei por seguir minha curiosidade e intuição se mostrou de valor incalculável mais tarde. Deixe-me dar um exemplo:

Reed College naquele tempo oferecia talvez a melhor instrução sobre caligrafia no país. Em todo o campus, cada pôster, cada etiqueta em cada gaveta, apresentava uma bela caligrafia manual. Como eu tinha largado o curso e não ter que assistir as aulas normais, eu decidi tomar aulas de caligrafia para aprender a fazer isso. Aprendi sobre fontes com serifa e sem serifa, sobre variar a quantidade de espaço entre diferentes combinações de letras, sobre o que torna uma tipografia boa. Era lindo, histórico, artisticamente sutil de uma maneira que a ciência não pode capturar, e eu achei fascinante.

Nada disso tinha sequer um lampejo de aplicação prática na minha vida. Mas dez anos depois, quando estávamos criando o primeiro computador Macintosh, tudo voltou para mim. E nós colocamos tudo no Mac..

Foi o primeiro computador com tipografia bonita. Se eu nunca tivesse deixado aquele curso na faculdade, o Mac nunca teria tido as fontes múltiplas ou proporcionalmente espaçadas. E como o Windows simplesmente copiou o Mac, é provável que nenhum computador pessoal teria. Se eu nunca tivesse deixado a faculdade, eu nunca teria entrado naquela aula de caligrafia, e computadores pessoais poderiam não ter a maravilhosa tipografia que eles fazem. Claro que era impossível conectar esses fatos olhando para frente quando eu estava na faculdade. Mas foi muito, muito claro olhando para trás dez anos mais tarde.

Novamente, você não pode ligar os pontinhos olhando para frente, você só pode conectá-los olhando para trás. Então você tem que confiar que os pontos de algum jeito vão se conectar no futuro. Você tem que confiar em alguma coisa - seu intestino, destino, vida, carma, qualquer coisa. Essa idéia nunca me decepcionou e tem feito toda a diferença na minha vida.

Minha segunda história é sobre amor e perda.

Eu fui sortudo - encontrei o que eu amava fazer cedo na vida. Woz e eu começamos a Apple na garagem dos meus pais quando eu tinha 20 anos. Nós trabalhamos duro, e em 10 anos a Apple cresceu de apenas nós dois numa garagem até uma companhia de US $ 2 bilhões com mais de 4000 empregados. Tínhamos acabado de lançar nossa maior criação - o Macintosh - um ano antes, e eu tinha 30 anos. E então eu fui demitido. Como você pode ser demitido da empresa que você começou? Bem, como a Apple cresceu nós contratamos alguém que eu achava muito talentoso para tocar a empresa comigo, e para o primeiro ano ou assim que as coisas iam bem. Mas então nossas visões do futuro começaram a divergir e eventualmente tivemos uma briga. Quando isso aconteceu, nosso Conselho de Administração ficou do lado dele. Então aos 30 anos eu estava fora. E muito publicamente fora. O que tinha sido o foco da minha vida adulta inteira tinha ido embora e isso foi devastador.

Eu realmente não sei o que fazer por alguns meses. Senti que tinha decepcionado a geração anterior de empreendedores - que eu tinha deixado cair o bastão quando ele estava sendo passado para mim. Eu me encontrei com David Packard e Bob Noyce e tentei me desculpar por ter estragado tudo. Eu era um fracasso público e eu até pensei em fugir do vale. Mas algo começou a surgir lentamente em mim - eu ainda amava o que fazia. A série de eventos na Apple não tinha mudado isso nem um pouquinho. Eu tinha sido rejeitado, mas eu ainda estava apaixonado. E então eu decidi começar de novo.

Eu não vi isso na época, mas o fato é que ser demitido da Apple foi a melhor coisa que poderia ter acontecido para mim. O peso de ser bem sucedido foi substituído pela leveza de ser um novato novamente, menos certo sobre tudo. Isso me libertou para entrar num dos períodos mais criativos da minha vida.

Durante os próximos cinco anos, eu comecei uma empresa chamada NeXT, outra companhia chamada Pixar e me apaixonei por uma mulher maravilhosa que se tornou minha esposa. Pixar acabou criando o primeiro filme animado por computador, Toy Story, e agora é o estúdio de animação mais bem sucedidos do mundo. Em uma incrível virada de eventos, a Apple comprou a NeXT, eu retornei à Apple, ea tecnologia que nós desenvolvemos na NeXT está no coração do atual renascimento da Apple. E Laurene e eu temos uma maravilhosa família juntos.

Tenho certeza que nada disso teria acontecido se eu não tivesse sido demitido da Apple. Foi um remédio amargo, mas acho que o paciente precisava dele. Às vezes a vida te bate na cabeça com um tijolo. Não perca a fé. Estou convencido de que a única coisa que me motivava era que eu amava o que fazia. Você tem que encontrar o que você ama. E isso é tão verdade para o seu trabalho quanto é para seu companheiro. Seu trabalho vai preencher uma parte grande da sua vida, ea única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz. Se você não achou, continue procurando. Não se acomode. Como todos os assuntos do coração, você saberá quando encontrá-lo. E, como qualquer grande relacionamento, só fica melhor e melhor à medida que os anos passam. Então continue procurando até encontrá-lo. Não se acomode.

Minha terceira história é sobre morte.

Quando eu tinha 17 anos, li uma frase que era algo como: "Se você viver cada dia como se fosse o último, algum dia você certamente estará certo." Deixou uma impressão em mim, e desde então, nos últimos 33 anos, tenho olhado no espelho todas as manhãs e me perguntei: "Se hoje fosse o último dia da minha vida, eu ia querer fazer o que estou prestes a fazer hoje? " E se a resposta foi "Não" por muitos dias seguidos, eu sei que preciso mudar alguma coisa.

Lembrar que estarei morto em breve é ​​a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a fazer grandes escolhas na vida. Porque quase tudo - expectativas externas, orgulho, medo de passar vergonha ou falhas - estas coisas simplesmente somem em face da morte, deixando apenas o que é verdadeiramente importante. Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Você já está nu. Não há nenhuma razão para não seguir seu coração.

Cerca de um ano atrás eu fui diagnosticado com câncer. Eu fiz um exame às 7:30 da manhã, e ele mostrou claramente um tumor no pâncreas. Eu nem sabia que era um pâncreas. Os médicos me disseram que aquilo era certamente um tipo de câncer que é incurável, e que eu não deveria esperar viver mais do que 3-6 meses. Meu médico me aconselhou a ir para casa e arrumar minhas coisas em ordem, que é o código dos médicos para "preparar para morrer. Significa tentar dizer aos seus filhos tudo o que você pensou que teria os próximos 10 anos para lhes dizer, em poucos meses. Significa ter certeza que tudo está abotoado para que ele será o mais fácil possível para sua família. Significa dizer seu adeus.

Eu vivi com aquele diagnóstico o dia todo. Mais tarde, naquela noite eu tive uma biópsia, onde eles enfiam um endoscópio pela minha garganta abaixo, através do meu estômago e dentro dos meus intestinos, colocaram uma agulha no meu pâncreas e tiraram algumas células do tumor. Eu estava sedado, mas minha esposa, que estava lá, me disse que quando eles viram as células sob um microscópio os médicos começaram a chorar porque acabou por ser uma forma muito rara de câncer pancreático que é curável com cirurgia. Eu fiz a cirurgia e estou bem agora.

Este foi o mais próximo que eu estive de encarar a morte, e eu espero que seja o mais próximo que eu chegue por mais algumas décadas. Tendo passado por isso, posso agora dizer a vocês com um pouco mais de certeza que quando a morte era um conceito útil mas puramente intelectual:

Ninguém quer morrer. Mesmo as pessoas que querem ir para o céu não querem morrer para chegar lá. E ainda assim a morte é o destino que todos compartilhamos. Ninguém jamais escapou dela. E isso é como deveria ser, porque a morte é muito provavelmente a melhor invenção da vida. É o agente de mudança da Vida. Ela limpa o velho para abrir caminho para o novo. Agora o novo são vocês, mas algum dia não muito distante, você gradualmente se tornará um velho e será varrido. Desculpa ser tão dramático, mas é a pura verdade.

Seu tempo é limitado, portanto não o desperdicem vivendo a vida do outro. Não caia na armadilha do dogma - que é viver com os resultados dos pensamentos de outras pessoas. Não deixe o ruído da opinião alheia sufocar sua voz interior. E o mais importante, ter a coragem de seguir seu coração e intuição. Eles de alguma maneira já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o resto é secundário.

Quando eu era jovem, havia uma publicação incrível chamada The Whole Earth Catalog, que era uma das bíblias da minha geração. Foi criado por um sujeito chamado Stewart Brand não muito longe daqui, em Menlo Park, e ele a trouxe à vida com seu toque poético. Isso foi no final dos anos 1960, antes dos computadores pessoais e da editoração eletrônica, então tudo era feito com máquinas de escrever, tesouras e câmeras Polaroid. Era uma espécie de Google em formato brochura, 35 anos antes do Google aparecer: era idealista, e transbordando de ferramentas legais e grandes noções.

Stewart e sua equipe publicaram várias edições de The Whole Earth Catalog e, quando ele já tinha cumprido sua missão, eles lançaram uma edição final. Isso foi em meados da década de 1970, e eu tinha a tua idade. Na contracapa da edição final havia uma fotografia de uma estrada de interior ensolarada, daquele tipo onde você poderia se achar pedindo carona se fosse aventureiro. Abaixo, estavam as palavras: "Stay Hungry Stay Foolish..(Esteja com fome e Seja Louco)" Foi a sua mensagem de despedida deles ao sair. Esteja com fome e Seja Louco. E eu sempre desejei isso para mim. E agora, quando vocês se formam e começam de novo, eu desejo isso para vocês.

Esteja com fome e Seja Louco.

Obrigado a todos.

2 comentários

Alexander Estevão disse...

Esse blog é fantástico. Todas as postagens são maravilhosas e esta não é diferente. Vc apenas falou "Apesar de não concorda com tudo que foi exposto podemos tirar boas lições para as nossas vidas" e destacou os pontos mais importantes e... pronto! Éis aí mais uma mensagem abençoada! Simplesmente completa, dispensa comentários!

Abraços

Alexander Estevão
Brasília-DF

Jefferson Sales disse...

Obrigado pelo seu comentário

Tecnologia do Blogger.