Header Ads

DIA 11 – Oremos pelas etnias isoladas


Há, ainda, grupos indígenas com pouquíssimo ou nenhum contato com o mundo externo, que são chamados de isolados. São 37 grupos listados nessa categoria, mas podem chegar a 52. São etnias minoritárias que, pela dinâmica de trânsito e habitação em áreas remotas, critérios de evitamento relacional com outros grupos ou conflitos que os levaram a se distanciar, permaneceram isoladas de outros segmentos.
Alguns desses grupos começam a se aproximar de áreas urbanizadas ou de outros grupos indígenas, e a pergunta que deve ser levantada é: Sob quais critérios eles deixarão de ser isolados? Se o estado de isolamento os priva de alguns elementos desejáveis, como uma assistência mais ampla na área de saúde, a aproximação sem critérios da urbanização pode ser nociva ou letal ao grupo.
Não há critérios claros do Estado brasileiro quanto a tais grupos além de tentar mantê-los em isolamento. Devemos, assim, orar pelos isolados da Serra do Taboleiro, isolados da Serra do Taquaral, isolados do Acre, isolados do Alto Jutaí, isolados do Alto Rio Envira, isolados do Alto Rio Purus, isolados do Arama e do Inauini, isolados do Bararati, isolados do Cuminá, isolados do Curuçá, isolados do Igarapé Omerê, isolados do Jatapu, isolados do Rio Jari, isolados do Uru-Eu-Wau-Wau e isolados do Xingu, como representantes desses grupos ainda isolados em solo brasileiro.
Oremos:
1. Por uma política pública que seja realista e proponha critérios claros e aplicáveis em relação aos grupos que se aproximam de centros urbanizados ou o farão no futuro próximo;
2. Pelas situações de sofrimento, especialmente na área de saúde, além da complexidade de subsistência;
3. Para que, de alguma forma, Jesus Cristo se torne conhecido entre eles;
4. Por aqueles que já buscam um relacionamento com o mundo externo, por encontros que sejam seguros e benéficos;
5. Para que o Senhor os abençoe nas necessidades que desconhecemos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.