Header Ads

DIA 16 – Oremos pela região do Uaupés


Três das grandes áreas indígenas com aglutinação étnica e pouco evangelizadas no Brasil são o Parque do Xingu, o Vale do Javari e a região do Uaupés.
A região do Uaupés é formada pelo Rio Uaupés, seus afluentes e interflúvios no noroeste do Amazonas, região limítrofe com a Colômbia. O Rio Uaupés e seus afluentes abrigam mais de 300 povoados e aldeias onde o Evangelho pouco tem sido proclamado.
Nessa região, habitam as etnias: Arapaso, Bará, Barasana, Desana, Húpdah, Karapanã, Kubeo, Wanano, Makuna, Miriti-Tapuya, Pira-Tapuya, Siriano, Taiwano, Tariano, Tatuyo, Tukano, Tuyuka, Kotiria, Yuhupdeh e Yuruti, dentre outras.
Dentre os povos da região do Uaupés, os Húpdah e os Yuhupdeh são etnias que, tradicionalmente, habitavam o interior da mata e, atualmente, aproximam-se dos grandes rios. São cerca de 3.200 pessoas espalhadas em dezenas de aldeias de difícil acesso, falando suas línguas com variações dialetais. Fazem parte da mesma família linguística que Dâw, Nadëb e Nadëb, do Rio Negro e, provavelmente, Kakua e Nukak. Dentre as etnias mencionadas, os Dâw e os Nadëb foram evangelizados, havendo boas igrejas entre eles, porém o restante continua sem presença conhecida de convertidos ao Evangelho de Cristo.
Esses grupos na região do Uaupés recebem influência católica há várias décadas, mas permanecem mais influenciados pela religião tradicional, tendo o pajé e seus benzimentos como centro de sua religiosidade.
Oremos:
1. Pelos povos da região do Uaupés, por acesso ao Evangelho e por conversões sinceras;
2. Para que Deus os liberte da dependência do caxiri (bebida feita com a fermentação de certo beiju feito da mandioca) e da cachaça, que bebem quando vão à cidade;
3. Para que Deus os liberte do medo e do temor dos espíritos e para que conheçam a pessoa do Senhor Jesus Cristo;
4. Pelas iniciativas missionárias na região, que tenham oportunidades para comunicar o Evangelho de Cristo;
5. Pelos missionários, por bom ânimo na caminhada, perseverança no trabalho, saúde, provisão e bons relacionamentos com os indígenas.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.