Header Ads

Há Progresso? - Bárbara Burns


Na história do homem, sempre houve o pensamento de que estamos melhorando, tornando-nos mais científicos, mais capazes, mais humanos no relacionamento pessoal. A idéia egoísta de que somos melhores que os nossos antepassados e de que iremos construir um mundo mais seguro para as próximas gerações é mais proeminente especialmente nas culturas mais diversificadas e mais "civilizadas". Contudo, temos de ser honestos conosco e concordar com o que a Bíblia diz sobre o homem:
 "Não há justo, nem sequer um, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer..."(Rm 3.10-12). 
Foi uma cultura bem avançada, a alemã, que exterminou 6.000.000 de judeus a sangue frio; foi um país como os Estados Unidos que teve um presidente capaz de mentir e usar táticas infantis para ganhar uma eleição (o caso Watergate); uma nação como a urss, que colocou o primeiro satélite artificial no espaço, que chegou a não admitir liberdades fundamentais, como a de religião; é um país rico como a África do Sul que não permite que o homem branco entre pelas mesmas portas das estações ferroviárias que os negros.[1] Progresso? 
Na verdade, no fundo do coração do homem, sempre existirão os mesmos pecados que até agora o acompanharam: o orgulho e a vaidade. O homem sem Deus vive nas trevas e, com toda a sua ciência e conhecimento, é capaz de sacrificar outros homens no altar do seu egoísmo. A verdade eterna e imutável é que o ser humano precisa de Deus — do Salvador, para que um real progresso possa acontecer. Cristo é a única esperança. Ele é o Salvador para todas as nações.


[1] Essas situações eram importantes na década de 70. Em nossos dias poderíamos citar outros exemplos como a Bósnia, a liberdade de aborto, o crime, a expansão do uso de drogas e o poder mafioso entre governantes de países "desenvolvidos"


Fonte:Burns, Bárbara Costumes e culturas : uma introdução à antropologia missionária / Bárbara Burns, Décio de Azevedo, Paulo Barbero F. de Carminati. 

2 comentários

Deno Lemes disse...

a paz gostei muito do seu blog, e gostaria de saber se faz parceria com blog se faz deixe um comenatrio no eu blog
http://esbocobibliapentecostal.blogspot.com.br/

Jefferson Sales disse...

ok irmão estarei adicionando em minha lista de blogs.

Tecnologia do Blogger.