Header Ads

Qual o significado da palavra Missão ?


O que é Missão ?

"Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio a vós" (João 20:21)

Missão é um encargo, uma incumbência, um propósito, é uma função específica que se confere a alguém para fazer algo, é um compromisso, um dever, uma obrigação a executar.

Missão é um conjunto de pessoas que recebem um encargo a cumprir (missão diplomática, missão científica, missão empresarial, missão cultural etc.).

Para os cristãos, missão significa propagar o Evangelho. O missionário é aquele que tem a missão de divulgar a fé.

Segundo o professor Rui de Souza Josgrilberg, no livro Nós e a Missão, “A missão é a razão principal da existência da comunidade de fé... Tudo o que se faz na comunidade é feito em função da Missão.” Neste sentido, toda a ação da Igreja, seus planejamentos e objetivos devem girar em torno da missão.
A palavra “Missão” vem do verbo latim Mito, que significa enviar. No Novo Testamento, esta palavra vem do grego APOSTELLO, que tem o mesmo significado em sua essência. No entanto, este termo “Missão/Missões” só chamou a atenção da igreja Cristã a partir do século XVI período este quando a reforma protestante começou a investir na obra da evangelização mundial.

Quando falamos de Missão e Missões, o conceito que todos têm é que não passam de duas palavras sinônimas, diferentes só porque uma é singular e a outra é plural.


MISSÃO – trata-se do desígnio bíblico, completo da Igreja de Jesus Cristo. Este é um termo vasto que inclui o ministério voltado para cima, para dentro e para fora da Igreja. É A igreja enviada (Peregrina, estrangeira, testemunha, profética, serva, como o sal e luz e etc), neste mundo. 

MISSÕES – pode ser definido como um termo específico e especializado. Refere-se ao envio de pessoas autorizadas para áreas além das fronteiras da Igreja do Novo Testamento e sua imediata influência cristã para proclamar o Evangelho de Jesus Cristo em áreas destituídas deste, com objetivo de levar o Evangelho de Cristo para alcançar aqueles que não têm Cristo, estabelecendo o funcionamento e multiplicação de trabalhos missionários locais que irão cultivar o cristianismo neste país. 

Certa vez Thomas de Aquino disse: “Deus capacita os incapacitados.” É Deus quem nos chama, é Ele quem aperfeiçoa os nossos dons e é Ele quem nos envia. Na história bíblica Deus usou homens de diferentes classes sócias e intelectuais para o exercício do ministério. Deus usou cobradores de impostos, carpinteiro, médico, boiadeiro, pescadores, construtor de tendas e Reis. A pessoa certa, no lugar certo, pelas razões certas faz toda a diferença no trabalho missionário. 

 "Onde há paixão fraca por Deus, o zelo para Missões também estará fraco." John Piper 

Fontes:
Significados
O que é Missão - Pr. Genildson
Ultimato - Pr. Clécio Uchoa

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.