728x90 AdSpace

  • Novidades

    segunda-feira, 18 de julho de 2011

    DIA 19 – Oremos pelos Yanomami


    Os chamados Yanomami representam um conjunto étnico que habita o Brasil e a Venezuela, com população superior a 27 mil pessoas. Falam quatro diferentes línguas e se distinguem, linguística e culturalmente, de qualquer outro grupo indígena na América do Sul. Somente no Brasil, espalham-se em 228 distintas aldeias.
    Podemos dividi-los a partir das línguas faladas, como: Sanumá (tradicionalmente habitantes da parte oriental de Roraima), Yanomami (Xamatari), Ninam (habitantes do Rio Mucajaí) e Ajarani (encontrados no afluente do Rio Branco).
    Esses grupos são seminômades, vivem de caça, pesca e agricultura de subsistência, bem como da coleta de frutas na mata.
    Pela distinção linguística e cultural, os Yanomami tendem a viver mais isolados dos demais grupos indígenas de sua região e manter pouco relacionamento intercultural com outras etnias. Produzem lindos artesanatos e são conhecedores da floresta por transitarem em seu interior mais remoto.
    Há alguns anos, os Yanomami passaram a se converter ao Senhor Jesus, depois de décadas de trabalho com poucos resultados visíveis. Hoje, há interesse pela Palavra em diversas aldeias e uma valorização do Evangelho. Algo novo está acontecendo.
    Os desafios, porém, são grandes em relação a acesso, permanência e comunicação missionária.
    Oremos:
    · Por conversões sinceras e amadurecimento da Palavra entre os Yanomami, para que os convertidos evangelizem e discipulem outros;
    · Para que o Evangelho transforme os relacionamentos interpessoais entre os povos Yanomami, minimizando os conflitos;
    · Pelas iniciativas missionárias entre os Yanomami, para que sejam usadas pelo Senhor, tanto na evangelização quanto na ação social;
    · Por perseverança para os missionários entre os Yanomami, por forças novas e bom ânimo, pelos Yanomami crentes, para que perseverem no Senhor e evangelizem seu próprio povo;
    · Pelos que enfrentam sofrimentos humanos e sociais entre os Yanomami, para que o Senhor os abençoe nas necessidades de saúde, na relação interpessoal e entre grupos e na subsistência.

    • Commentários do Bloger
    • Comentários do Facebook Comments

    0 comentários:

    Item Reviewed: DIA 19 – Oremos pelos Yanomami Rating: 5 Reviewed By: Lejota Soluções
    Scroll to Top