Header Ads

Música de Deus




Paz de Cristo hoje vamos falar sobre música mas primeiro vamos ver o significado e suas origens para assim falamos de sua ligação com Deus e Davi.

"A palavra música vem do grego μουσική τέχνη - musiké téchne a arte das musas constitui-se basicamente de uma sucessão de sons e silêncio organizada ao longo do tempo. É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias."
wikipedia

"A história relata que acerca de 30 mil anos atrás, o ser humano, com suas flautas de osso, já produzia sons e acreditava misticamente em seus poderes. A música, além de sagrada, era considerada instrumento de guerra em muitas civilizações. Os antigos diziam que “se a música de uma nação estivesse nas mãos dos maus, ou ignorantes, ela possivelmente levaria o povo a uma ruína inevitável”. Os Chineses se preocupavam com isso. Imperadores passavam em revista para analisar o tipo de música que uma determinada região escutava. O reconhecimento era geral: a música formava o caráter de uma civilização e uma população inteira poderia ser aperfeiçoada ou arruinada de acordo com suas preferências musicais. David Tame, autor do livro “O poder oculto da música” afirma: “Em quase todas as civilizações avançadas da antiguidade, quer se trate da Mesopotâmia quer de outras culturas como a Índia e a Grécia, a música tinha o poder de melhorar ou piorar o caráter de um indivíduo e até mesmo de uma sociedade”. Oziel alves
A música faz parte de nossa vida nunca fui em um aniversário sem o sonoro parabéns ou aquela velha canção "Com quem será que fulano vai casar...", mas nossa sociedade atual vive um momento de misturas de ritmos e sons algo novo e diferente nos contexto da música, mas aonde entra Deus nessa historia e Davi ?

A música no antigo testamento

"Encontramos já em Êxodo 15:1 uma referência ao canto que Moisés e os filhos de Israel entoaram ao Senhor. A descrição bíblica não nos diz como foi esse canto, se havia instrumentos, ou se foi acompanhado de danças, mas o contexto deste versículo, leva-nos a pensar que terá sido um cântico verdadeiramente espontâneo, que ninguém programou, nem ensaiou nem teve tempo de preparar os instrumentos.

Foi o Rei Davi quem introduziu todos os instrumentos no culto, com o apoio técnico de Asafe, Hemã e Jedutum, que podemos considerar como os grandes maestros do seu tempo. Tratava-se dum grande número de músicos profissionais com uma rígida hierarquia, segundo podemos ler em I Crónicas 25:1/31. Mas seu filho Salomão foi quem deu o maior desenvolvimento, colocando os instrumentos ao serviço do Templo e contratando os melhores músicos e cantores." Estudos bíblicos

A música no novo testamento

Parece à primeira vista, depois duma busca informática, ou através da chave bíblica, que são poucas as referências à música no Novo Testamento, o que não significa que não houvesse música, cuja utilização fosse tão natural, que ninguém se lembrasse de a registar, até porque não era essa a intenção dos escritores neotestamentários.

Há no entanto, várias passagens em que a música está subentendida, como Lucas 1:46/55, Lucas 1:68/79 e Lucas 2:29/32. No entanto, só Lucas registou estes acontecimentos, numa época em que ainda não havia cristãos e o ambiente era nitidamente veterotestamentário.
No entanto, começando por João Batista, não nos parece que nesse ambiente de austeridade, houvesse lugar para a música, tal como hoje a entendemos.
Um dos motivos da aparente, pouca de referência à música no Novo Testamento, é a palavra “Aineo” que aparece em quase todas estas passagens e significava, louvor a Deus com alegria, o que normalmente incluía cânticos, sem que seja uma clara referência à música e muitas vezes foi traduzida por louvor. (Claro que a música religiosa é louvor a Deus, mas é uma entre muitas outras formas de louvor, como a oração, a vida santificada, etc.)
Vemos isso em
Lucas 18:43, Lucas 19:37, Actos 2:47, Actos 4:21, Efésios 1:12, Efésios 5:19, Filipenses 1:11, Colossenses 3:16.
Não encontramos nestas passagens, qualquer referência a instrumentos musicais, embora não esteja excluída a possibilidade da sua utilização, mas pelo contexto das passagens, era certamente a voz humana o principal instrumento, e o fundamento de todos os cânticos o tal “Aineo” o alegre louvor a Deus." Estudos bíblicos



Nos próximos artigos veremos a influência da música na vida de Davi e na nossa sociedade atual .

Até a próxima.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.