Header Ads

DIA 15 – Oremos pelos Tukano e pelos tukanizados


Os Tukano e os tukanizados (grupos influenciados pela língua e pela cultura Tukano), como Siriano, Tariano, Arapaso, Makuna, Desano, Barasano, Miriti-Tapuya, Tuyuka e Pira-Tapuya, no Brasil e na Colômbia, totalizam quase 15.000 pessoas.
Esses grupos se localizam no Vale do Uaupés, noroeste da bacia Amazônica, e também nos Rios Tiquié e Pupuri, afluentes do Rio Uaupés, no Alto Rio Negro.
Historicamente, os Tukano são um povo líder e influenciador em sua região. Apesar de, normalmente, declararem-se católicos, há bastante sincretismo do catolicismo com a religião tradicional e muito poucos crentes conhecidos entre eles. Experimentam um crescente processo de urbanização e politização.
Oremos por conversões sinceras, uma liderança bem discipulada e fortes igrejas missionárias. Há três iniciativas específicas de trabalho missionário evangélico entre os Tukano no Brasil, e devemos rogar ao Senhor para que elas se transformem em fortes e maduras igrejas missionárias.
Recentemente, o povo Tukano que habita a Amazônia brasileira recebeu o Novo Testamento completo em sua língua, motivo de muito louvor a Deus. Devemos orar para que haja sede pela leitura da Palavra e que esta fale a muitos corações.
Oremos:
1. Pelos crentes da etnia Tukano, para que fiquem firmes no Senhor Jesus, amem a Palavra e influenciem muitos outros dentre o seu povo;
2. Pela evangelização do povo Tukano e demais povos tukanizados no Vale do Uaupés e derredores, por conversões sinceras;
3. Por líderes Tukano bem treinados na Palavra, com vida guiada pela Palavra e ardor missionário no coração;
4. Pelos missionários que atuam entre os povos Tukano e os tukanizados, por forças renovadas, bons relacionamentos e oportunidade de evangelização;
5. Pelas incipientes igrejas entre os Tukano, para que sejam avivadas no Senhor para amar a Palavra, buscar vida santa e ser usadas por Deus na obra missionária.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.