Header Ads

DIA 17 – Oremos pelo Vale do Javari


O Vale do Javari é localizado no sudoeste do Estado do Amazonas e faz divisa com o Peru, abrangendo áreas banhadas pelos Rios Javari, Jutaí, Jandiatuba, Curucá, Ituí, Itacoaí e Quixito. Sua extensão territorial ultrapassa oito milhões de hectares e é uma área demarcada pelo governo brasileiro. Essa região abriga, possivelmente, o maior número de índios isolados do mundo.
Abrange terras dos municípios de Atalaia do Norte, Benjamim Constant, São Paulo de Olivença e Jutaí. Diversas etnias habitam o Vale do Javari:Kanamari, Kulina Pano, Kulina Arawa, Marubo, Matis, Matsés (Mayoruna), Korubo e Tsohom Djapá, além dos isolados.
Nos últimos anos, tem sido constante o pedido de socorro médico por parte das etnias do Javari, que denunciam as crises de saúde pública na região.
Há poucos crentes conhecidos entre as etnias do Vale do Javari, e as iniciativas missionárias enfrentam diversas barreiras. Devemos orar para que o Senhor abra portas até hoje desconhecidas e fortaleça os missionários que atuam nessa região.
Oremos:
1. Pelos povos do Vale do Javari, por acesso ao Evangelho e por conversões sinceras;
2. Pelas igrejas nos municípios e povoados nos derredores do vale, para que sejam usadas por Deus na relação com os indígenas, quando estes visitam as cidades;
3. Por portas que se abram e oportunidades para evangelização;
4. Pelas iniciativas missionárias na região, para que tenham oportunidades para comunicar o Evangelho de Cristo;
5. Pelos missionários, por bom ânimo na caminhada, perseverança no trabalho, saúde, provisão de recursos humanos e financeiros e bons relacionamentos com os indígenas.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.