Header Ads

Cinco Visões de Santificação

Vejas as cincos visões de santificação( Wesleyana, Reformada, Pentecostal, Keswick e Agostiniana) que compartilho com você do Site Personaret.


Wesleyana
Ponto Inicial
A santificação começa na conversão (novo nascimento), quando a pessoa responde a graça preveniente para a salvação.
Obra de Deus
A santificação é uma obra da graça. O Espírito Santo trabalha para regenerar o coração do crente, da rebelião para o amor incondicional. Após a salvação (resposta do homem a graça preveniente), Deus dá ao homem graça santificante para fazê-lo evitar o pecado deliberado.
Responsabilidade do Homem
A obrigação do homem é seguir a vontade de Deus. Ele deve ser santo (1Pe 15-16) e revestido do “novo homem” (Ef 4.22,24). Pode perder a sua salvação pela contínua desobediência a Deus. O cristão deve “cumprir a lei com base na fé”.
Efeito da Santificação
A santificação produz amor em ação. O homem está livre do poder da lei. O Espírito Santo comunica a natureza de Deus aos crentes e os concede uma vida de amor; dando-lhes um novo coração, fazendo-os amar ao invés de desobedecer.
Extensão da Santificação
O cristão deve chegar a um ponto onde não peca deliberadamente contra Deus. Assim, a luta entre o bem e o mal cessa. Este é um estado de "inteira santificação". Somente na segunda vinda de Cristo o crente será perfeito em termos de falhas desconhecidas.

Reformada
Ponto Inicial
A santificação começa na conversão através da fé salvífica.
Obra de Deus
Deus nos renova à sua imagem, nos conformando a Cristo (Rm 8.29). Isto é um processo contínuo, no qual o Espírito Santo opera em nós (2Co 3.18).
Responsabilidade do Homem
O homem deve seguir o exemplo de Cristo. Ele deve servir aos membros do corpo de Cristo (Jo 13.14-15). Ele também deve se revestir do mesmo sentimento de Cristo (Fp 2.5-11). O homem deve cooperar com a obra de Deus nele, expressando gratidão pela salvação.
Efeito da Santificação
O cristão não tem mais o seu velho homem, que foi crucificado (Rm 6.6). Através da santificação, o cristão é verdadeiramente uma nova criatura, embora não seja totalmente uma nova pessoa. A santificação continua ao longo da sua vida, pela qual a pessoa é renovada. Por exemplo, a pessoa é capaz de resistir ao pecado. Também, Deus transforma o crente a sua imagem (Rm 8.29).
Extensão da Santificação
Pela santificação, o crente se torna mais parecido com Cristo. No entanto, a perfeição não é alcançada nesta vida. O crente deve continuar a lutar contra o pecado enquanto viver. (Gl 5.16-17).

Pentecostal
Ponto Inicial
Pentecostais holiness acreditam que a segunda obra do Espírito santifica o crente numa experiência de crise pelo qual o pecado original é removido. Outros pentecostais (Assembleia de Deus, etc.) entendem que os crentes após receberem a salvação, podem receber também o Batismo no E.S. e começar uma vida de crescimento espiritual. Esta última obra do Espírito é contínua e não uma única experiência de crise.
Obra de Deus
Deus concede o Batismo no E.S (obra inicial da santificação) para produzir o crescimento. O sangue de Cristo nos purifica do pecado continuamente (1Jo 1.7). A Palavra de Deus também produz santificação no crente.
Responsabilidade do Homem
O homem deve cooperar com o Espírito Santo, dedicando-se a Deus (Rm 12.1-2). Devemos obedecer constantemente a Deus. Isto envolve mortificar as coisas pecaminosas que pertencem a nossa natureza terrena (1Ts 4.3-4).
Efeito da Santificação
A santificação é tanto instantânea quanto progressiva. A santificação é instantânea na medida em que coloca o crente sem pecado diante de Deus (Cl 2.11-12). A santificação também é progressiva na medida em que Deus continua a nos purificar do pecado (1Jo 1.7).
Extensão da Santificação
O objetivo da santificação é a “inteira santificação”, pela qual o crente alcança o “sincero desejo e determinação para fazer a vontade de Deus”. O crente ainda é tentado e ainda mantém a sua velha natureza por toda a vida terrena.



Keswick
Ponto Inicial
A santificação começa após o ato de crer (na salvação).
Obra de Deus
Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) vem viver com o crente, e o renova à imagem de Deus.
Responsabilidade do Homem
O homem deve viver no Espírito para receber toda a plenitude de Deus (Ef 3.19). O principal objetivo da vida cristã deve ser um relacionamento íntimo com Deus.
Efeito da Santificação
Um cristão “normal” (sendo santificado) deve se manter vitorioso sobre o pecado conhecido. A antiga natureza não foi erradicada, mas é equilibrada pela obra do Espírito Santo no crente. Santificação é tanto instantânea como experimental. O homem ainda é influenciado pelo pecado, mas não está necessariamente sobre o seu controle. O homem tem um novo potencial – a capacidade de escolher o certo e fazê-lo consistentemente.
Extensão da Santificação
O crente não alcançará a perfeição nesta vida, mas deve experimentar consistente sucesso na superação do pecado. Uma vida cristã deve ser controlada pelo Espírito Santo. A Total Santificação não acontecerá até a segunda vinda de Cristo (1Jo 3.2).

Agostiniana - Dispensacional
Ponto Inicial
A santificação começa no momento da conversão (fé salvífica).
Obra de Deus
Na regeneração, Deus prepara o indivíduo para uma santificação experimental. O batismo do Espírito Santo insere o crente no corpo de Cristo, capacitando o crente a seguir Cristo. O Espírito habita em todos os crentes e também enche aqueles que se rendem a ele de bom grado. Por causa da habitação do Espírito, o cristão pode crescer em santificação.
Responsabilidade do Homem
O homem é responsável por andar no Espírito (continuamente dependente do poder do Espírito). Usando o poder de Deus, os cristãos devem evitar o pecado, que entristece o Espírito que nele habita. Devemos estar dispostos a seguir a vontade e a direção de Deus para as nossas vidas. Os crentes de hoje devem refletir a santidade de Deus como exemplo da Sua graça.
Efeito da Santificação
O cristão possui duas naturezas: a carne e o espírito, que se opõem entre si (Rm 7). As duas naturezas no homem são paralelas às duas naturezas de Cristo (humana e divina). O crente recebe um “novo homem”, que consiste em uma nova vida que brota da sua nova natureza (Cl 3.9-10).
Extensão da Santificação
Cristãos não receberão a perfeição final até estarem nos Céus (Ef 5.25-27; 1Jo 3.2).
Faça Download do gráfico comparado  Aqui

NOTA: Grande parte do gráfico acima foi elaborado à partir de Charts of Christian Theology and Doctrine por H. Wayne House, Zondervan.
Fonte: Personaret

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.