Header Ads

Lições que os jovens cristãos devem saber



Por Jefferson Sales Peixoto

1- O Mundo em que vivemos
Estamos em uma época chamada de pós-modernidade, aonde a tecnologia e a modernidade, o relativismo moral não nos permite definir o que é certo ou errado. Colson e Pearcey define como “todos os pontos de vistas, todos os estilos de vida, todas as crenças e todos os comportamentos são considerados igualmente válidos”

A palavra para mundo na bíblia significa “Kosmos” que pode significar. O Universo (Atos 17:24),A terra (João 13:1), Um sistema mundial(João 12:31) e também todos os seres humanos(Romanos 3:19).
Então em Romanos 12:1 – A bíblia ensina a não se conforma com este mundo no sentido da sua forma pensar e seu sistema caído pelo pecado.

2- A bíblia é a palavra de Deus.

Ao contrário do pensamento corrente de nossa época aonde todo tipo de normas ou regras são vistos como um inimigo. Aonde a lei de Deus é rejeitada e torna-se sua inimiga (Romanos 8:7), não existe uma vida com Deus sem a bíblia (Salmos 119.11). Somente assim conseguiremos permanecer puros (Salmos19.9).Quando observamos a palavra de Deus devemos está cientes que é o livro de Deus, a lei santa.
Você já leu sua revista favorita, já leu o seu website favorito, já leu os últimos lançamento literário, mas ainda não leu a lei santa de Deus. Você já leu a bíblia hoje? Já busco na palavra de Deus sua direção? Já observou na bíblia qual deve ser seu procedimento?

3- Oração
Quando a bíblia menciona Oração ela se dar em diversas situações, como uma forma de perdi perdão a Deus (Salmos 51.4). Como intercessão (Atos 12.5), de agradecimento e louvor ao Senhor (Lucas 9.29).

Não existe vida Cristã sem oração, um crente sem oração não tem poder de Deus, não tem intimidade com Deus. Devemos orar em todos os momentos, na igreja, em casa, em secreto, com os amigos, com a namorada, com a noiva, nas compras em todas as nossas atividades.

O que fazemos em secreto vai definir, o favor de Deus em público sobre nós Mateus 6.6. Você já orou hoje? Mas já acessou seu Facebook, seu Twitter, seu Email ou seu Instagram. Devemos começar a orar e clamar a Deus pelo seu favor e sua graça sobre as nossas vidas.

4- Os relacionamentos

Aquele velho ditado “Me diga com quem andas, que direis quem você é?” pode ser uma verdade como em (Salmos 1). Não digo que não devemos falar com outras pessoas, mas todos os seus relacionamentos são apenas com pessoas que são mundanas, e que único convite será o pecado. Amigos são importantes, (Provérbios 18.24) que podem ser torna mais chegados que irmãos. Os bons amigos servem para melhorar nossa conduta (Provérbios 27.17).

Quando entendemos isso amigos podem ser tornar grandes companheiros. Motivo não falta para ter amigos, segundo as pesquisas da BEPEC – Bureau de Pesquisa e Estatística Cristã. O Número de solteiro entre os Cristãos são o seguinte. 


  • Entre 18 e 24 Anos – 32,88% São Solteiros,
  • Entre os faixa etária de 16 a 18 são 29,14%
  • Entre os 28 a 33 é de 10,32% de jovens cristãos solteiros.


5- Sexualidade

Sexo em na igreja por muitos anos se tornou um tabu e um tema de pouca ou quase nenhuma importância nas igrejas evangélicas, no entanto, hoje parece que o único pensamento desta geração é sexo.

A bíblia não omite e não proíbe o sexo realizando dentro dos preceitos divinos, ou seja, depois do casamento. Muito tem o sexo como algo pervertido e profano que não deveria ser mencionar em nossas reuniões, porém devemos orientar a juventude que a forma mais saudável e segura de sexo é dentro do casamento. Segundo a mesma pesquisa da BEPEC realizada com 6.721 jovens solteiros no ano de 2011

Cerca de 66,13% já realizaram sexo antes do casamento, sendo que metade deles foi após a conversão e 64,58% mantiveram a relação sexual após a conversão. O tema “ficar” também foi coletado nesta pesquisa revelou que 37% dos jovens já “ficaram”. Na pesquisa entraram dados como masturbação, hábitos sexuais
entre namorados e pornografia. Sendo alguns deles com grandes percentuais.

6- Vale a pena esperar

Diante de todos os dados e informações, nós devemos ser autocríticos e rever os conceitos sobre santidade em nosso meio. Se estamos experimentando um avivamento? Mesmo diante disto devemos deixar claro que o sexo antes do casamento não possui aprovação bíblica e do próprio Deus.

O que a bíblia diz sobre isso

  • A bíblia diz que procede do Coração a prostituição - Mateus 15.19
  • A bíblia recomenda fugi da prostituição- I Coríntios 6.18
  • A bíblia recomenda que o casamento evita a prostituição - I Coríntios 7.2
  • A Prostituição é idolatria perante Deus - Colossenses 3.5
  • É a vontade de Deus - I Tessalonicenses 4.3
  • Que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. - I Coríntios 6:8
  • Prostitui-nos torna como a igreja de Tiatira - Apocalipse 2.21
  • Melhor é casar do que se abrasar - I Coríntios 7.9

O nosso Deus é misericordioso e pronto a perdoar todo aquele que se arrepende observar os mandamentos do Senhor, nos permite vive uma vida em vitória sobre o Diabo, sobre a carne e sobre o pecado. Como o próprio Jesus menciona, vá e não peques mais, nosso juventude precisa ser na presença do Senhor e em santidade. Sem a qual ninguém verá ao Senhor (Hb 12:14).


Escrevo a vocês, jovens,porque são fortes. A mensagem de Deus vive em vocês,e vocês já venceram o Maligno.1 João 2:14


Fonte: Adaptado para 2015 do texto de 2011 (Original aqui)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.