Header Ads

A missão de Deus e a missão da igreja


Atualmente o termo missão tem sido usado com bastante frequência no meio evangélico em seus diferentes aspectos. Ouvimos falar de missão integral, enfatizando que o evangelho de Cristo alcança a pessoa toda, trazendo mudança para a vida do indivíduo e para o meio em que ele vive. Ouvimos falar de missões nacionais, enfatizando a evangelização e a plantação de igrejas dentro do país. Ouvimos falar de missões transculturais, que enfatiza a evangelização e a plantação de igrejas em diferentes povos e contextos culturais ainda que dentro do próprio país do missionário (povos indígenas, por exemplo). Ouvimos falar de missões urbanas, que enfatiza a evangelização e a plantação de igrejas em grandes centros urbanos, etc.
O uso desses termos facilita a compreensão de um aspecto específico da missão, mas se não tivermos o devido cuidado, eles podem obscurecer o sentido da missão mais ampla, da missão de Deus, que é tudo o que ele está fazendo através da igreja para restaurar o homem e toda criação através do seu Filho Jesus Cristo. É sobre a missão de Deus que abordaremos a seguir, usando o texto de Gênesis de 12. 1-4, onde Deus chama Abraão para realizar sua missão. É interessante notar que o chamado de Abraão aparece antes de Babel, onde Deus pune a soberba das nações, confundindo sua linguagem e as espalhando pelo mundo. Porém, na sequência da sua revelação, percebemos que Deus tem um propósito de reagrupá-las novamente em Cristo e na linguagem do seu amor como temos uma pequena amostra no dia de Pentecostes.
O texto bíblico sobre o chamado de Abraão começa com as palavras: “wayyo mer yehwâ: “E Yahweh disse a Abraão”. Essa expressão indica a soberania de Deus sobre acontecimentos que se seguiriam. Também os vários verbos na primeira pessoa indicam a iniciativa de Deus na missão: “te mostrarei”, “de ti farei”, “te abençoarei”, “te engradecerei e “amaldiçoarei”. A missão antes de ser de Abrão, de Israel, da igreja, ela é Deus. É ele, quem primeiramente tem um propósito de abençoar todos os povos da terra por intermédio do descendente de Abraão, Jesus Cristo. Foi ele quem estabeleceu uma aliança, um pacto de redenção na pessoa do descendente da mulher quando Adão pecou. Porém, nós sabemos pelas Escrituras que esse propósito é desde a eternidade.
Deus aparece para Abraão a fim de revelar a ele sua missão, seu propósito de ser conhecido e glorificado por meio da redenção de pessoas de todos os povos da terra. A iniciativa de se revelar, de chamar e desejar abençoar Abraão e seus descendentes é primeiramente de Deus. Ele confiou a Abraão e aos seus descendentes espirituais, essa missão. A igreja é o Israel espiritual, o povo ao qual Deus entregou sua missão de abençoar todos os povos da terra com o evangelho de Cristo Jesus: “Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos da terra” (Gálatas 3.8).
Jesus que veio para tornar possível a missão do Pai de abençoar todos os povos da terra, enfatizou para os seus discípulos que estava aqui para cumprir a missão de Deus: “Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou eu também vos envio” (João 20.21). Deus entregou sua missão a seu Filho e ele entregou a nós por meio do seu Espírito. Por isso, a missão da igreja é realizar a missão de Deus Pai, no nome do Deus Filho e no poder do Deus Espírito Santo. É Deus quem primeiramente deseja restaurar o homem e toda a criação. Ele compartilhou essa missão conosco, ou seja, ele a realiza em nós e através de nós, da sua igreja, do seu povo.
A igreja não pode inventar a missão e nem pode ter outra missão além da missão de Deus. A igreja é missionária porque Deus é missionário. A igreja tem uma missão porque Deus lhe deu uma. Se a missão é Deus, então, deve ser centrada nele e no seu propósito soberano revelado nas Escrituras e, especialmente na pessoa do seu Filho Jesus Cristo. Qual é, portanto, a missão da igreja? A missão da igreja é realizar a missão de Deus de abençoar todos os povos da terra com o evangelho do seu Filho Jesus Cristo. Quanto esforço, tempo, oração e dinheiro temos investido nessa missão?
Por Paulo Serafim via Moravianos

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.