Header Ads

O que Barth, Tillich e Tozer pensaram da era espacial



O 50º aniversário da viagem a lua e Neil Armstrong dar o primero passo na lua em 20 de julho de 1969 - é fácil esquecer o quão improvável é a chegada da lua parecia antes disso.

O que pastores e teólogos dos anos 60 pensar sobre o sucesso de nossas missões espaciais hoje?

O Christianity Today nos anos de 1958 pergunto as 25 das maiores mentes teológicas de 1958 , de Karl Barth a CS Lewis e Paul Tillich a Emil Brunner  sobre "Um olhar cristão sobre a era espacial".

Para A.W Tozer a perca da de visão do que é maior e mais importante estava fazendo parte da rápida sucessão desses eventos no final dos anos 50 trouxe consigo uma sensação de incerteza. Sentindo que muitos estavam "profundamente perturbados", AW Tozer, destacado pastor e autor , explicou que as expectativas da era moderna inicial deixaram muitos cristãos numa falsa sensação de normalidade. Como resultado, os cristãos estavam examinando as manchetes de perto, como com um microscópio. Mas, de acordo com Tozer, esse é o instrumento errado - para entender nosso mundo, precisamos lançar nossos telescópios para ver o quadro geral do que Deus está fazendo. De fato, nós experimentamos hoje o que os apóstolos viram através de seus telescópios de sua era vindoura. Não precisamos temer o que esses primeiros crentes sabiam que aconteceria.

Reinhold Niebuhr, talvez o mais proeminente teólogo norte-americano do século 20 e fundador do realismo cristão , insistiu que ele estava "perplexo" por gastarmos algum tempo pensando em viajar para a lua quando tivemos problemas mais prementes diante do mundo, notavelmente armas nucleares.

Para Paul Tillich, famoso filósofo e teólogo existencial , sugeriu que, embora possa não haver efeitos religiosos diretos na exploração do espaço, existem vários aspectos positivos para o nosso mundo que os cristãos devem aplaudir. Por exemplo, “a abertura do espaço exterior pode superar nosso provincianismo terrestre e produzir uma nova visão da grandeza da criação da qual a terra e a humanidade, seu espaço e seu tempo, são apenas uma parte”.

Podemos ainda não ter superado o provincianismo terrestre, mas estamos nos primeiros estágios da exploração espacial. Assim como Colombo deixou a Espanha continental com um ponto de partida nas Ilhas Canárias, a Lua também é um ponto de parada para outros destinos. Estamos apenas no limiar do grande e frio desconhecido.

Gordon H. Clark argumenta a visão do luxo da criação obriga os cristãos a esperarem e explorarem. “Fotografar a Lua, portanto, é uma tarefa divinamente indicada”, segundo o filósofo calvinista e fundador do escrituralismo. “Infelizmente, no entanto, os ímpios geralmente têm a reputação de ter obedecido a esse mandamento com mais sucesso do que os cristãos devotos.”

FF Bruce, um importante estudioso bíblico britânico ,declarou que, embora os exploradores humanos possam ter motivos egoístas, “quanto mais os homens descobrem sobre o universo de Deus, mais eles têm por admirar sua sabedoria e poder”.

Karl Barth, frequentemente elogiado como o maior teólogo da era moderna , explicou que das alturas do céu às profundezas do mar, onde quer que as pessoas estejam, também está Deus (referindo-se a Salmo 139: 7-10). Então vá para a lua! Deus estará lá.

De forma ironica  CS Lewis menciona "E se não pudermos acertar o evangelho aqui na Terra? o grande romancista e estudioso supôs, como então poderemos compartilhá-lo com todos os homenzinhos verdes que em breve encontraremos na lua, pelo sol, ao redor de Marte, infinito e além?"


Fonte:CT
Tecnologia do Blogger.