Header Ads

A China terá a maior população mundial de cristãos até 2030

Agora, dezenas de milhões de chineses se identificam como cristãos, e o número cresceu rapidamente, colocando desafios para um governo que é oficialmente ateu e desconfiado de ameaças ao seu poder.

A China testemunhou um reavivamento religioso nas últimas quatro décadas, em particular com um aumento significativo de crentes cristãos. O número de protestantes chineses cresce em média 10% ao ano desde 1979. Segundo algumas estimativas, a China está no caminho de ter a maior população mundial de cristãos até 2030. 

Qual é a história do cristianismo na China?

As primeiras ondas do cristianismo começaram com a chegada do missionário jesuíta italiano Matteo Ricci na China no final dos séculos XVI e XVII. 
O primeiro missionário protestante na China, Robert Morrison, viajou para lá em 1807 em nome da London Missionary Society e traduziu a Bíblia  para o mandarim. Em meados do século XIX, o cristianismo se tornou uma força política mobilizadora: Hong Xiuquan desenvolveu uma ideologia influenciada pelos cristãos para montar a Rebelião de Taiping (1850-1864) contra a dinastia Qing, atraindo missionários e revolucionários.

O estabelecimento da República Popular da China em 1949 resultou em repressão religiosa em larga escala na China continental. De acordo com suas raízes marxistas, o PCCh se declarou ateu. O "pensamento maoísta", uma sinificação do marxismo-leninismo que colocou o futuro da revolução chinesa nas mãos dos camponeses rurais, era a ideologia dominante. Isso foi especialmente verdadeiro no auge da Revolução Cultural (1966–1976), quando locais de culto foram demolidos, fechados ou reapropriados e práticas religiosas foram proibidas.

As igrejas domésticas subterrâneas existem paralelamente às igrejas cristãs sancionadas pelo Estado. Essas congregações operam fora das diretrizes do governo, e sua regulamentação pelas autoridades do partido é amplamente determinada pelos líderes locais. Assim como as organizações cristãs oficiais, seus números de membros estão crescendo entre as regiões e segundo os dados demográficos de grupos grupos independentes de pesquisa. 

Segundo estimativa do sociólogo Fenggang Yang, do Centro de Religião e Sociedade Chinesa da Universidade Purdue, que existam entre 93 e 115 milhões de protestantes na China, com pelo menos de 30 milhões frequentando igrejas oficialmente registradas. Mas segundo  outras organizações esse número pode ainda ser maior.

Por que o número de cristãos aumentou?

Os Cientistas sociais observaram a ascensão de um vácuo espiritual, após décadas de crescimento econômico sem precedentes. A China moderna emergiu como uma sociedade mais rica e educada, com um renovado interesse pela religião. 
Conseqüentemente, os especialistas dizem que, à medida que a ideologia do PCC perdeu força pública, as igrejas cristãs, oficiais e não oficiais, parecem estar preenchendo parte desse vazio. Os crentes não estão apenas buscando significado em suas próprias vidas, mas também para o futuro de seu país, à medida que a China se adapta a uma economia e sociedade em rápida mudança. 

O protestantismo "apela às tradições chinesas de ritual e comunidade", afirma o jesuíta francês e estudioso da China Benoit Vermander. 

Além disso, especialistas dizem que os cristãos chineses também são atraídos pelo senso de comunhão da fé, sistema moral abrangente, estrutura organizada e solidariedade como parte de um movimento internacional. Além disso, a dura repressão das religiões chinesas tradicionais mais populares especialmente durante a Revolução Cultural com isso reduziu a influência do budismo e do taoísmo e abriu as portas para uma maior expansão cristã.

"Os cristãos na China são predominantemente protestantes, atraídos pela ênfase da religião no igualitarismo e na comunidade espiritual dentro da igreja", diz Yang, da Purdue.

Acrescenta que O senso de comunhão entre os cristãos chineses é atraente se comparado às estruturas hierárquicas de outras organizações religiosas e sociais"

Também é possível que mais chineses escolham o cristianismo do que outras religiões, como o budismo tibetano, o islã ou o Falun Gong, porque o cristianismo é mais tolerado e é potencialmente uma opção mais segura na China, diz Cook, da Freedom House.

A prática religiosa cristã ressurgiu após o fim da Revolução Cultural e vem ganhando espaço na sociedade chinesa. O número de cristãos no início dos anos 80 foi estimado em cerca de seis milhões. Hoje, as estimativas variam amplamente: o governo registra 29 milhões de adeptos cristãos, enquanto as organizações externas colocaram suas estimativas substancialmente mais altas. 

Em 2010, o Pew Research Center calculou 68 milhões de cristãos na China, ou aproximadamente 5% da população do país. 

Outras estimativas independentes sugerem algo entre 100 e 130 milhões. Yang, de Purdue, projetou que, se as taxas de crescimento "modestas" forem sustentadas, a China poderá ter até 160 milhões de cristãos em 2025 e 247 milhões em 2030.

Grande parte da discrepância entre os números oficiais do governo na China e estimativas de especialistas pode ser atribuída ao não reconhecimento de Pequim de Cristãos envolvidos em atividades religiosas fora de organizações religiosas sancionadas pelo Estado.

Especialistas referem dois eventos históricos como motivadores do despertar religioso da China. As mudanças na política de abertura e reforma de Deng Xiaoping provocaram um reavivamento religioso nos anos 80, com o cristianismo se espalhando pela primeira vez nas igrejas domésticas formadas nas áreas rurais. 

O segundo grande evento foi a repressão aos ativistas da democracia na Praça da Paz Celestial, em 1989. Isso marcou um grande ponto de virada para as comunidades urbanas; intelectuais que esperavam promover ideais democráticos como uma alternativa ao pensamento maoísta articulado à prática religiosa  ao taoísmo, ao budismo chinês e, eventualmente, ao cristianismo.


Com informações da:Council on Foreign Relations


O QUE É O MANUAL BÍBLICO? É um e-book (livro digital - Não é um livro de papel) em formato PDF, que pode ser lido em computador, tablet ou celular. Nele você terá mais de 250 perguntas difíceis da Bíblia respondidas com os respectivos versículos para que seu estudo seja completo. São mais de 500 páginas de conteúdo. Ideal para quem ama estudar a palavra de Deus, pregadores, professores de Escola Bíblica ou também para quem quer aprofundar seus conhecimentos. Adquira Aqui

Tecnologia do Blogger.