Header Ads

A pizza e os tempos bíblicos


Dia 10 de julho comemorou o dia da Pizza aqui no Brasil, A pizza conquistou os paladares brasileiros e hoje é serviço de comida mais consumido em nosso país. Quem pensa que essa maravilha gastronômica teve sua origem em Itália está redondamente enganado, Existem diversas versões sobre o seu descobrimento entre os povos egípcios há mais de 6 mil anos atrás.

A palavra “pizza” vem do grego “picea”; Um pinheiro usado para aquecer fornos e assar um tipo de massa difundida na Grécia.O uso do trigo no Egito, espalhou-se, sendo a mais importante cereal da antiguidade. O trigo é o cereal mais cultivados em todo o mundo e um dos mais antigos consumidos pelo homem, visto que foi produzido na Babilônia e no Egito, em relatos bíblicos sua primeira ocorrencia está ligada a benção de Deus.Mencionado  em  toda  a  Bíblia como um  elemento básico  da dieta hebraica,  o trigo é uma das plantas  que Moisés disse  que poderia ser cultivada em Canaã, a Terra Prometida (Deuteronômio 8: 8).  

"Assim, pois, te dê Deus do orvalho dos céus, e das gorduras da terra, e abundância de trigo e de mosto."Gênesis 27:28

Claro que nos tempos bíblicos não era nossa receita de pizza utilizada, mas através do trigo foram feita farinha e o pão sempre constante nas Escrituras e entre os povos bíblicos, Os egípcios criaram o pão, sendo assim os criadores das primeiras pizzas primitivas, por terem acrescentado á massa o levedo.

O povo de Israel conheceu o pão pelos egípcios, apesar de não terem fornos a Bíblia menciona o momento que se encontraram: os pastores, camponeses, hebreus e os egípcios. Abraão, hebreu, e a suas gentes viviam em tendas, tinham farinha, mas não tinham fornos, como os dos egípcios com arquitetura sólida, havia outros transportáveis, aos quais os judeus chamavam “tamurim” e eram pesados, assim para o povo que vivia em tendas, era impossível o seu transporte. Os  Fornos portáteis,  mencionados  em  "cozida  no  forno"  ( Levítico  2:4),  provavelmente  eram  feitos  de   barro. Dentro deles se fazia o fogo. a saída dos judeus no episodio do êxodo foi apressado ao ponto de não fazerem o pão levedado egípcios, amassado antes de ir ao forno, levavam sem levedar, pois não tinham fermento; 

Hoje com advento cada vez mais acelerado da comunicação não são os fornos de barros nesse longo preparo, mas os aplicativos de entrega de comida trazem esse alimentos que era apreciado por rei e rainhas como a Rainha Marguerita. Os tempos mudaram, mas a preferencia pela massa ainda faz parte do paladar da humanidade.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.