Header Ads

Explosão do vulcão de Tonga chega ao Brasil ! Mudar a cor do Céu do Rio! Será um inverno vulcanico?




Tonga é um país da Oceania, integrante da Polinésia e formado pela união de 177 ilhas de mesmo. nome.  Neste mês de um vulcão submarino perto de Tonga explodiu sendo considadedo centenas de vezes mais poderosa que a bomba atômica de Hiroshima, de acordo com a Nasa.

Céu do Rio são alterados pelas Cinzas do Vulcão


Segundo o Cientista Jim Garvin, chefe do Goddard Space Flight Center da Nasa, disse que a erupção do vulcão Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai em 15 de janeiro liberou 

“centenas de vezes a energia mecânica equivalente da explosão nuclear de Hiroshima”, referindo-se a uma das duas bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos sobre o Japão durante a Segunda Guerra Mundial.

“Esta é uma estimativa preliminar, mas pensamos que a quantidade de energia liberada pela erupção foi equivalente a 4 a 18 megatons de TNT”, disse Garvin ao site do Observatório da Terra da Nasa.

Além disso o som pode ser ouvido ao redor do mundo e as cinzas já alteraram os céus de diversas cidades, entre as diversas teorias existe a possibilidade de um inverno vulcânico como já aconteceu na história da humanidade 

O Inverno Vulcânico 

Um inverno vulcânico é a redução na temperatura causada pelas cinzas vulcânicas e gotículas de ácido sulfúrico obscurecendo o sol;

Relatos do período mostram que uma drástica alteração climática ocorreu nos primeiros meses de 1258. Matthew Paris, cronista inglês, escreveu que "o vento nortenho soprou sem intervalo, uma geada contínua acompanhada pela neve e por um frio insuportável, de tal forma que varreu a face da terra, torturando os miseráveis, suspendendo todo o cultivo, e matando o gado mais jovem, como se uma praga geral se destinasse a assolar ovelhas e cordeiros".

Paris acrescenta que "uma terrível e insuportável peste assolou a sociedade, especialmente suas classes mais baixas, onde a propagação da morte atingiu seu grau mais lamentável". Essa “peste” levou à morte de quinze mil londrinos e "muitos outros milhares" ao redor da Inglaterra."

Fonte: CNN, WIKI, G1, DHI

Veja a Matéria:


https://youtu.be/riZTuL5VW1I?list=TLPQMjkwMTIwMjJQMh8CXyna3g



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.