Header Ads

Série Biografia - Charles Wesley



 


Foi uns dos lideres e fundadores do movimento metodista juntamente com seu irmão mais velho João Wesley. Charles Wesley nasceu no dia 18 de dezembro de 1707, em Epworth, Lincolshire. Ele foi o décimo oitavo filho de Samuel e Susanna Wesley.
O início da carreira acadêmica de Charles Wesley foi na Westminster School, em Londres. Conforme José Carlos de Souza, Samuel, o irmão mais velho de Charles, foi professor-assistente nessa escola. Charles, assim como John, estudou na Universidade de Oxford. Samuel, seu pai, pertencia à terceira geração de diplomados em Oxford, lembra Duncan Alexander Reily.

Charles Wesley ingressou no Chritst Church, Universidade de Oxford, em 1727. Conforme José Carlos de Souza, ele não se destacou pela sua piedade ou seriedade, deixando ser levado inclusive pela ambiente mais liberal da universidade e, por isso, chegou a ser desaprovado por John 
Charles é mais lembrado pelos muitos hinos que compôs.A importância de Charles Wesley para a história Metodista se estende desde a primeira etapa do movimento ( criação do Clube Santo)

Foi isso que experimentou Charles Wesley (1707-1788) ao se converter no domingo, 21 de maio de 1738.
Ele chegou a confessar: “Agora me encontro em paz com Deus e me alegro na esperança de amar a Cristo.”

Charles foi ordenado diácono da Igreja da Inglaterra e também presbítero. Logo depois viajou, com seu irmão John, para a Geórgia, EUA, como missionário. Durante a viagem conhecem os irmãos morávios e ficam impressionados com a sua fé e piedade. Na Geórgia, eles não se adaptaram bem e Charles logo se frustra e deixa a Geórgia, retornando à Inglaterra.

Em maio de 1738, os irmãos Wesley estavam em Londres. No dia de Pentecostes, em 21 de maio de 1738, Charles tem a sua experiência de segurança da salvação, buscada tão ardentemente. Ele envolveu-se, tanto quanto seu irmão John, na propagação do  movimento metodista. John foi um dos organizadores do metodismo mas Charles foi quem desenvolveu a teologia prática através de seus hinos.

Durante uma visita ao País de Gales, Charles Wesley se encontra com Sarah (‘Sally’) Gwynne. Casam-se em 8 de abril de 1749, em cerimônia presidida por seu irmão João Wesley. Charles e Sarah tiveram oito filhos, porém somente três sobreviveram: Samuel, Charles e Sarah. Dos seus três filhos sobreviventes, dois foram músicos muito talentosos. Algumas das melodias compostas por Samuel Wesley estão nos hinários e coleções de música sacra ao redor do mundo.

Apesar de sua importância no movimento metodista Charles Wesley não é muito conhecido no Brasil. Existem algumas razões para isso: Primeiro, a grande figura de John Wesley levou os historiadores a concentrar-se nele e negligenciar o irmão Charles Wesley. John é visto como o fundador e a força motriz por detrás do Metodismo. Seu irmão Charles foi simplesmente considerado seu “assistente”. Charles é mais conhecido como autor de hinos e poemas sacros. Contudo, durante toda a vida os dois irmãos desfrutaram de uma parceria natural com base na afeição mútua, na lealdade e objetivos comuns.

São-lhe atribuídos hoje, para falarmos em números redondos, 9.000 hinos e poemas sacros (a exatidão nesse ponto será sempre objeto de discussão!). De qualquer modo, é difícil imaginar o desenvolvimento e a expansão do metodismo sem a força dos seus cânticos. Não obstante, o lugar de Charles na história metodista nem sempre têm sido suficientemente reconhecido.




Livros sobre Charles Wesley:


Músicas do Autor

Ouço Teu coração + Não tenho para onde ir / Charlles Wesley


Apocalipse 4 + Eu Olhei Nos Olhos do Leão + Aquele Que Vem de Edom
https://www.youtube.com/watch?v=xn-gpzEYKQ0

Biografias em Vídeo

Quem foi John Wesley?│História e Vida do Metodista Herói da Fé!


Quem foi John Wesley? 


Hinologia


BIBLIOGRAFIA SELECIONADA

BAKER, Frank. Charles Wesley’s Verse. London: Epworth Press, 1988 (2ª edição).

FUNSTON, John Wesley. The Wesleys in Picture and Story: an illustrated history of the life and times of John Wesley and Charles Wesley. Oak Park, Illinois: Kable Brothers Company, 1939.

HEITZENRATER, Richard P. Wesley e o Povo Chamado Metodista. São Bernardo do Campo & São Paulo: Editeo & Editora Cedro, 2006 (2ª edição).


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.