Header Ads

Carlton Pearson, pregador pentecostal que rejeitou o inferno



Carlton Pearson, um pregador pentecostal, faleceu aos 70 anos em 19 de novembro de 2023.

Nascido em uma família pentecostal, Pearson ganhou destaque como líder religioso, fundando uma megaigreja e sendo consagrado bispo em 1997. No entanto, aos quase 40 anos, ele provocou controvérsia ao rejeitar a crença no inferno, defendendo a visão universalista de que todos serão salvos através da obra de Cristo. Isso resultou na perda de sua igreja, status e comunidade, tornando-o um pária entre os pentecostais.

A mudança de Pearson para o universalismo foi motivada por uma revelação durante um programa sobre o genocídio no Ruanda. Ele passou a acreditar que Deus havia salvado todos, independentemente da aceitação de Cristo. Esta visão causou uma reação rápida e condenatória de líderes pentecostais, resultando na perda de seguidores e na declaração de herege pelo Colégio Conjunto de Bispos Pentecostais Afro-Americanos em 2004. Sua igreja enfrentou dificuldades financeiras e perdeu seu prédio em 2006.

Apesar do declínio em sua popularidade entre os pentecostais, a história de Pearson foi destacada nacionalmente, inspirando o filme "Come Sunday" em 2018. Ele lutou para encontrar um lar em comunidades religiosas liberais e, no final, tornou-se ministro afiliado em uma congregação Unitária Universalista em Tulsa, onde continuou a pregar e ensinar até sua morte. Pearson é lembrado como alguém que desafiou as crenças estabelecidas, aceitando o rótulo de herege e buscando repensar as tradições religiosas. Ele deixa para trás sua ex-esposa e dois filhos.




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.