Header Ads

DIA 8 – Oremos pelas ações sociais e pelos direitos humanos

Historicamente, as iniciativas missionárias sempre se associaram às ações sociais, especialmente nas áreas de educação e saúde.
Em 165 etnias indígenas, há programas e projetos sociais coordenados por missionários evangélicos. Destas, 92 possuem 1 programa social ativo, 54 possuem 2 programas sociais ativos e 19 possuem 3 ou mais programas, perfazendo 257 programas e projetos com ênfase nas áreas de educação (análise linguística, registro, letramento, publicações locais e tradução), saúde (assistência básica, primeiros socorros e clínicas médicas), subsistência e sociocultura (valorização cultural, promoção da cidadania, justo comércio e inclusão social). Apenas 17 etnias com presença missionária evangélica não possuem um programa social ativo. Mais de 90% de todos os programas e projetos são subsidiados por igrejas, empresas e representantes evangélicos do Brasil. Esses números demonstram que a presença missionária evangélica, histórica e tradicionalmente, está sempre associada a iniciativas sociais e culturais, especialmente àquelas com forte valor para o povo local.
Várias dessas iniciativas estão associadas à luta pelos direitos humanos. Um movimento nacional com ênfase no combate ao infanticídio foi iniciado pela Atini – voz pela vida, e aglutinou, nos últimos anos, apoio e participação de todos os segmentos evangélicos, despertando o debate, expondo fatos contundentes e resultando em ações de valorização à vida e em apoio a crianças em risco de infanticídio.
Oremos:

1. Pelos 257 programas sociais coordenados pelos missionários, por sabedoria, perseverança e provisão de recursos humanos e financeiros;
2. Pelas populações indígenas com carências não supridas em áreas sociais, por novas iniciativas;
3. Por políticas públicas mais amplas que contemplem as populações com maiores carências;
4. Pela Atini- voz pela vida e sua luta contra o infanticídio, pela liderança do movimento e por conscientização das populações indígenas quanto ao assunto;
5. Pelos missionários envolvidos em ações sociais, por ânimo renovado a cada passo e provisão para cada projeto.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.