Header Ads

Fernandinho - Sou Feliz - Análise




Por Roberto Azevedo

Fernandinho lança o seu sexto álbum solo, intitulado Sou feliz, que é uma seleção de hinos tradicionais presentes na Harpa e no Cantor Cristão. 

Gravado ao vivo, na Segunda Igreja Batista em Campos dos Goytacazes/RJ, o álbum possui arranjos de Fernandinho e banda que efetuaram o registro ao vivo, com o suporte do Coral – Coro Geração Shekinah - e de um back vocal formado por Cleyde Jane, Jessika Ramalho, Jairo Bonfin e Adiel Ferr. 

A gravação conta com adicionais executados por Stu G (da Banda Delirious?), Stephen Leiweke e John Hartley nas guitarras, Jeff Roach nos teclados, Matt Pearson no baixo e Jim Demain na masterização realizada em Nashiville-TN-USA. 

O desenvolvimento do projeto gráfico ficou sob responsabilidade da Imaginar Design, agência que tem sido referência na esfera cristã. As fotos feitas por Marcus Castro, na cidade de Aroso, interior de Vitória, estamparam o cenário de uma linha gráfica diferente e inovadora até então não apresentada em seus outros projetos fonográficos. 

A técnica utilizada é a de desenho ilustrativo, conhecida como vintage, baseada em grafismos antigos, ranhuras e fontes próprias. Importante ressaltar que a composição dos grafismos partiu do zero, o que garante ao projeto “Sou feliz” um caráter inédito e exclusivo. 

A campanha publicitária de Sou Feliz está sendo realizada pela Onimusic que responde pelo planejamento, mídia e coordenação do projeto. A Imaginar Design, de Marcus Castro, participa como agência criativa das peças impressas e digitais. A campanha está sendo veiculada simultaneamente em diversas localidades do Brasil situadas nas regiões Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste por meio de radio, TV, internet e pontos de venda. 

O repertório é desenvolvido sobre a sonoridade do rock britânico, com as guitarras conduzindo os arranjos com os pulsos de colcheias, que é uma característica inconfundível do estilo. 

“Oh! certo eu estou, apesar de aflições, Que feliz eu serei com Jesus.” A gravação abre com a faixa título.Sou feliz versa sobre alegria do cristão na presença de Deus, apesar das adversidades da vida. 

Como Fernandinho gosta de cantar sobre chuva, não poderia faltar Chuvas de bênçãos que marca presença com uma pegada pop rock recheada de riffs de guitarra e cobertura de órgãos. 

No decorrer do repertório temos dois hinos originalmente ternários, executados em uma versão quaternária, que são os belíssimos Rude cruz e Tu És fiel. Ambos dispensam maiores comentários, mas destacamos aqui o encadeamento harmônico dos arranjos. 

Na quarta faixa, a execução traz outro recurso característico do estilo britânico que são os teclados viajantes. Grandioso És Tu conta ainda com um violão de cordas de aço ao fundo, auxiliando a condução harmônica. 

Paula Santos faz uma rápida ministração antes de dividir os vocais na canção Tocou-me. Totalmente cativante e envolvente, conta ainda com uma palavra de fé e confiança ministrada por Fernandinho no meio música. 

Alvo mais que a neve trata sobre pureza e santificação, e é presença garantida nos cultos em que são realizadas as cerimônias de “Ceia do Senhor”. 

Avivamento vem com um arranjo denso e marcante. A letra disserta sobre renovação e despertamento pelo que importa para Deus. Destaque para a dinâmica do instrumental. 

Tudo entregarei é uma oração de contrição e entrega que possui uma melodia muito bonita, em contraste com sua letra que é um desafio para todos os cristãos. 

Na faixa dez temos um atraente louvor do Grupo Elo. Céu, lindo céu é alusivo a eternidade, nossa bendita esperança. 

Terminado a gravação, entoamos a empolgante Firme nas promessas. Destaque para os efeitos de guitarra e teclado. O arranjo conta com Fernandinho arriscando um rap e no turn around o instrumental flerta com uma batucada. 

Sou Feliz é uma seleção de hinos históricos de celebração ao Senhor, na voz e estilo Fernandinho. Hinos, gravados ao vivo, que favorecem a aproximação de Deus em adoração. Indicado para todos que buscam viver e celebrar a presença constante do Pai em suas vidas. 
O álbum recebeu o disco de ouro com três dias de chegada nas lojas pelas 50 mil cópias vendidas. 


Fonte: Supergospel 
Tecnologia do Blogger.