Header Ads

Lição 1 - Adão, o Primeiro Homem

O tema deste trimestre é a doutrina bíblica do homem. Com a ajuda de Deus,
estudaremos o que a Bíblia Sagrada ensina a respeito do ser humano, a obra-prima da criação divina. Entre outros assuntos, enfocaremos a criação de Adão e Eva, a triste realidade do pecado, a experiência de nossos pais fora do Éden e a nossa própria redenção. E, por fim, mostraremos a glorificação eterna dos que receberam a Jesus Cristo – Verdadeiro Homem e Verdadeiro Deus.
Nesta lição, veremos o que é a doutrina bíblica do homem. Em seguida, consideramos a criação do primeiro ser humano: Adão, a quem a Bíblia chama de filho de Deus (Lc 3.38 – ARA). Que o Divino Consolador nos ajude a compreender os mistérios da Bíblia Sagrada, a inspirada, a inerrante e a completa Palavra de Deus. Aleluia!
adultos Lição 1: Adão, o Primeiro Homem
PONTO CENTRAL
O ser humano é a coroa da criação de Deus.
l – A DOUTRINA BÍBLICA DO HOMEM
A doutrina bíblica do homem, entre outras coisas, busca responder a esta pergunta:
“Que é o homem” (Sl 8.4). A fim de a conhecermos devidamente, teremos de defini-la, ver os seus fundamentos e estabelecer os seus principais objetivos.
  1. Definição.
A doutrina bíblica do homem é o ensino sistemático das verdades referentes ao ser
humano, que encontramos nas Escrituras do Antigo e do Novo Testamentos. Essa
disciplina, centrada na Bíblia Sagrada, tem como objetivo estabelecer o lugar do homem na Criação e no Reino de Deus.
No âmbito da Teologia Sistemática, ela é conhecida como antropologia que, em grego, significa literalmente o estudo do homem.
  1. Fundamentos.
O principal fundamento da doutrina bíblica do homem encontra-se, obviamente, na Bíblia Sagrada, nossa única regra infalível de fé prática.
Todavia, servimo-nos também, como fontes auxiliares, de nosso Credo, da Declaração de fé da Assembleia de Deus no Brasil e dos livros-texto devidamente aprovados pelas autoridades de nossa igreja.
  1. Objetivos.
Estes são os objetivos da doutrina bíblica do homem:
1) Responder às grandes perguntas do ser humano: Quem sou eu? De onde vim? O
que represento? Qual a minha missão? E para onde vou?
2) Mostrar a dependência do homem em relação a Deus, o Criador e Mantenedor de
todas as coisas;
3) Levar o homem a reatar a sua comunhão com Deus através de Jesus Cristo, o
Homem Perfeito;
4) E consolar-nos quanto ao nosso destino eterno por meio do sacrifício de Jesus no
Calvário-Verdadeiro Homem e Verdadeiro Deus.
SÍNTESE DO TÓPICO I
A doutrina bíblica do homem é o estudo sistemático das verdades bíblicas em
relação ao ser humano.
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
A primeira lição tem o objetivo de introduzir o assunto que será desenvolvido ao longo do trimestre. Assim, você pode aproveitar este tópico, que trata sobre o conceito, fundamentos e objetivos da doutrina bíblica do homem, para apresentar o trimestre inteiro para o aluno. Tenha sempre como alvo as seguintes perguntas: Qual o objetivo de Deus ao criar o mundo? Por que Deus criou o ser humano? Qual o propósito do homem neste planeta? A doutrina bíblica do homem busca respondê-las levando sempre em conta a atividade salvífica de Deus apresentada conforme as Escrituras. [Lição 1: Adão, o Primeiro Homem – CPAD – Adultos EBD 1° Trimestre 2020 – A Raça Humana: Origem, Doutrina e Redenção.]
Lição 1: Adão, o Primeiro Homem

II- A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA

Em primeiro lugar, Deus criou os Céus, a Terra e tudo o que neles há. E, só então, veio a formar o homem. Em sua infinita sabedoria, o Criador preparou-nos um lugar perfeito e agradável para habitarmos.
  1. A criação dos Céus e dos anjos.
A primeira coisa que Deus criou foram os Céus e, em seguida, os anjos (Gn 1.1; Sl
33.6). Depois de chamá-los à existência, o Senhor pôs-se a criar a Terra e tudo quanto nela se contém (Gn 1; Jó 38.1-11).
  1. Deus a tudo criou com inigualável sabedoria.
Sabiamente, o Pai Celeste, antes de formar o homem, criou a Terra, a fim de colocá-lo num planeta sustentável (Salmo 104).
A forma como Deus agiu em toda a sua obra é enaltecida pelo autor sagrado (Pv cap. 8). A sabedoria divina está patente em toda a criação (Sl 19.1-6). Por essa razão, todas as obras do Senhor são admiráveis, sublimes e ricas em variedades (Sl 104.24).
SÍNTESE DO TÓPICO II
Segundo as Escrituras, Deus criou os Céus e a Terra e tudo o que neles há.
SUBSÍDIO APOLOGÉTICO
“Tudo no universo – cada planta e animal, cada rocha, cada partícula de matéria ou onda de luz – está preso a leis, em relação às quais não há escolha a não ser obedecer. A Bíblia nos diz que existem leis da natureza – ‘as ordenanças dos céus e da terra’ (Jr 33.25). Essas leis descrevem a forma como Deus normalmente realiza sua vontade no universo.
A lógica de Deus está construída no universo, por isso, o universo não é puro acaso nem arbitrário. Ele obedece às leis da química que se originam logicamente das leis da física, muitas das quais podem ter origem lógica de outras leis da física e da matemática. As leis mais fundamentais da natureza existem apenas porque Deus quer que existam; elas são a forma lógica e ordenada como o Senhor mantém e sustenta o universo que criou. O ateísta é incapaz de considerar a condição da ordem lógica do universo. Por que o universo obedeceria às leis se não houvesse Legislador? Todavia, as leis da natureza são perfeitamente consistentes com a criação bíblica” (HAM, Ken. Criacionismo, verdade ou mito? Respostas para 27 questões sobre a Criação, Evolução e Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2011, p.43). [Lição 1: Adão, o Primeiro Homem – CPAD – Adultos EBD 1° Trimestre 2020 – A Raça Humana: Origem, Doutrina e Redenção.]

Ill – A CRIAÇÃO DE ADÃO, O PRIMEIRO SER HUMANO

O homem não é um mero detalhe no Universo nem surgiu por acaso. O ser humano é o resultado de uma decisão amorosa, soberana e livre da Santíssima Trindade. Criado por Deus, a partir do pó da Terra, Adão tornou-se alma vivente.
  1. O concílio da Divindade sobre a criação do homem.
A criação do ser humano foi antecedida por um concílio da Santíssima Trindade: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra” (Gn 1.26).
A formação do ser humano, repito, foi uma decisão amorosa, livre e soberana de Deus, o Criador e Mantenedor de todas as coisas (Ap 4.11).
  1. Deus cria Adão, o primeiro ser humano.
Em seguida, Deus criou o primeiro homem, do pó da Terra, para que nós, filhos de Adão, a tivéssemos não como mãe, como querem os ecologistas, mas para que nela habitaremos, e para que dela tirássemos nosso sustento (Gn 2.8,16,17).
Por acreditarmos piamente na literalidade do Gênesis, professamos que o ser humano é o resultado de um ato criativo de Deus, e não de um longo e fantasioso processo evolutivo, como ensinam dogmaticamente os evolucionistas. Tudo quanto existe (inclusive o homem) veio a existir como resultado de uma ordem expressa do Todo- Poderoso (Sl 148.5). O criacionismo bíblico é incompatível com o evolucionismo (2 Co 6.14).
  1. O homem torna-se alma vivente.
Ao contrário dos animais, o homem foi criado direta e pessoalmente por Deus, para que refletisse a glória divina (1 Co 11.7). Eis porque Adão tornou-se alma vivente (Gn 2.7). Deus nos chamou à vida com as faculdades necessárias tanto para termos comunhão com Ele quanto para relacionarmo-nos com os nossos semelhantes. [Lição 1: Adão, o Primeiro Homem – CPAD – Adultos EBD 1° Trimestre 2020 – A Raça Humana: Origem, Doutrina e Redenção.]
SÍNTESE DO TÓPICO III
O ser humano não é um detalhe que surgiu por acaso no universo, mas o
resultado de uma decisão amorosa, soberana e livre da Santíssima Trindade.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“Os escritores sagrados sustentam de modo consistente que Deus criou os seres
humanos. Os textos bíblicos mais precisos indicam que Deus criou o primeiro
homem diretamente do pó (úmido) da terra. Não há lugar aqui para o
desenvolvimento paulatino de formas mais singelas de vida em outras mais
complexas, tendo o ser humano como ponto culminante. Em Marcos 10.6, o
próprio Jesus declara: ’Desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea’.
Não pode haver dúvida quanto ao desacordo do evolucionismo com o registro
bíblico. A Bíblia indica com clareza que o primeiro homem e a primeira mulher
foram criados à imagem de Deus, no princípio da criação (Mc 10.6), e não
formados no decurso de milhões de anos de processos macro evolucionários”
(HORTON, Stanley (Ed). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio
de Janeiro: CPAD, 1996, p.244). [Lição 1: Adão, o Primeiro Homem – CPAD – Adultos EBD 1° Trimestre 2020 – A Raça Humana: Origem, Doutrina e Redenção.]

IV- A MISSÃO E A TAREFA DO HOMEM

Deus nos criou, para que desempenhássemos as seguintes tarefas: glorificá-lo, propagar a espécie e administrar o planeta.
  1. Glorificar a Deus.
O Senhor criou-nos, a fim de refletirmos a sua excelsa glória e majestade (1 Co 11.7). Ao contrário dos animais, aves e peixes, o ser humano é o único ser vivo criado à imagem e à semelhança de Deus. Por esse motivo, toda vez que alguém, seduzido pelo Diabo, adora à criatura em lugar do Criador, atenta contra a santidade e a glória do Senhor (Rm 1.22,23). Quando cumprimos a vontade de Deus, cumpre-se, em nós, esta consoladora promessa:” E serás uma coroa de glória na mão do Senhor e um diadema real na mão do teu Deus” (Is 62.3).
  1. Propagar a espécie.
Deus ordenou também ao homem a deixar a casa dos pais, e unir-se à sua esposa, a fim de multiplicar e preservar a espécie humana (Gn 1.28; 2.24). Multiplicar a raça humana é uma obrigação do ser humano; a povoação do planeta glorifica o nome de Deus e cumpre o propósito divino quanto à plenitude de seu Reino em todos os âmbitos da criação. Deus tem um forte compromisso com a família genuinamente bíblica: heterossexual, monogâmica e indissolúvel. Leia, juntamente com a sua esposa e filhos, o Salmo 128. Uma família bem constituída é uma bênção à Igreja e a toda a nação.
  1. Governar e administrar o planeta.
Deus, em primeiro lugar, criou a Terra e tudo o que nela há (Gn 2.1). Em seguida, criou Adão que, tendo por lar o Jardim do Éden, recebera como tarefa inicial dar nome a todos os animais e guardar o paraíso (Gn 2.15,19).
A partir daí, o homem haveria de adquirir a experiência necessária para governar e administrar toda a Terra (Gn 1.26). Ele passaria a extrair do solo, do qual fora tirado, tudo quanto viesse a necessitar. Que tudo, pois, seja consagrado para a glória e a honra do nome de Deus.
SÍNTESE DO TÓPICO IV
A missão do homem outorgada pelo Criador é glorificar a Deus, propagar a espécie e administrar o planeta.
SUBSÍDIO FILOSÓFICO-CRISTÃO
“Porque o propósito básico da humanidade é estar com Deus, nossa necessidade
primária é estar em harmonia com Ele. Esta necessidade leva-nos a procurar e
aprender e, assim, desenvolvemos as qualidades da imagem de Deus. Nossa
necessidade de pensar e escolher, criar e ser tudo a que fomos designados ser,
faz-nos potencialmente compatíveis com nosso Criador. A Bíblia começa com
Deus criando os seres humanos e dando-lhes instruções concernentes ao seu
propósito para as pessoas e a natureza. Do relato da criação do Gênesis à
Grande Comissão registrada no Evangelho de Mateus, a Bíblia é uma história de
como Deus trabalha nas pessoas para gerar e manter seu propósito.
Nosso propósito é o propósito de Deus. O pecado entrou na nossa natureza
quando este potencial de ser como Deus foi explorado de modo abusivo. A Queda
de Adão e Eva é a demonstração original de como todos os males e dificuldades
são provenientes de não entendermos as necessidades reais humanas, ou de
tentarmos satisfazê-las de maneira errada” (PALMER, Michael D. (Ed.). Panorama
do Pensamento Cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 2001, p.207). [Lição 1: Adão, o Primeiro Homem – CPAD – Adultos EBD 1° Trimestre 2020 – A Raça Humana: Origem, Doutrina e Redenção.]

CONCLUSÃO

Acredito que, nesta lição, conseguimos responder a esta pergunta formulada pelo autor sagrado: “Que é o homem?”. Antes de tudo, o ser humano é a obra-prima de Deus.
Fomos chamados à existência para glorificar o seu grande e tremendo nome.
Glória a Deus! Aqui estamos para cumprir-lhe a vontade, refletir-lhe a glória e trabalhar como humildes e sábios obreiros em sua grande e imensa vinha.
A Deus toda a glória.

PARA REFLETIR

A respeito de “Adão, o primeiro homem”, responda:
  • O que é a doutrina bíblica do homem?
A doutrina bíblica do homem é o ensino sistemático das verdades referentes ao ser
humano, que encontramos nas Escrituras do Antigo e do Novo Testamento.
  • Qual o principal fundamento da doutrina bíblica do homem?
O principal fundamento da doutrina bíblica do homem encontra-se, obviamente, na Bíblia
Sagrada, nossa única regra infalível de fé prática.
  • Quando o homem foi criado?
Em primeiro lugar, Deus criou os Céus, a Terra e tudo o que neles há. E, só então, veio a
formar o homem.
  • Qual a diferença entre o homem e os animais?
Ao contrário dos animais, o homem foi criado direta e pessoalmente por Deus, para que
refletisse a glória divina (1 Co 11.7).
  • Qual a missão do homem?
A missão do homem é glorificar a Deus, propagar a espécie e administrar o planeta.
[Lição 1: Adão, o Primeiro Homem – CPAD – Adultos EBD 1° Trimestre 2020 – A Raça Humana: Origem, Doutrina e Redenção.]
Tecnologia do Blogger.