Header Ads

“Serei solteiro para sempre?” - A esperança dos não casados.



Há uma epidemia nova e generalizada em nossa nação e até mesmo em nossas igrejas. É a chamada vida de não-casado.

Claro, sempre houve pessoas solteiras desejando casamento, mas as estatísticas sugerem que esse grupo está crescendo a uma taxa sem precedentes na história americana. Em 1956, de acordo com o United States Census Bureau, a idade média em que um homem se casava pela primeira vez era de 22,5 anos. Para as mulheres, era de 20,1. Esses números aumentaram continuamente durante anos, e então, de forma mais dramática a partir dos anos 1970. Recentemente, eles atingiram as idades de 29,0 para homens e 26,6 para mulheres.

Agora, o estado de solteiro em si, para o cristão, não é necessariamente algo a ser lamentado. Afinal, Paulo canta o louvor da solteirice quando relaciona os benefícios espirituais de ser livre do cônjuge (1Co 7. A vida de solteiro pode ser (relativamente) livre de ansiedades relacionais (1Co 7.32), distrações mundanas (1Co 7.33), e totalmente livre para adoração, devoção e ministério (1Co 7.35). Se tivermos o dom, Paulo diz para pular essa cerimônia, literalmente, e desfrutar de “sua devoção total ao Senhor”.

Portanto, esse grupo demográfico relativamente novo de homens e mulheres que ainda não são casados, na casa dos vinte e tantos anos, tem o potencial real de ser um veículo potente para a adoração a Deus e a divulgação de seu evangelho. Esse potencial significa que não precisamos necessariamente soar um alarme quando nossos jovens se casarem cada vez mais tarde. Sem dúvida, dentro dessa tendência haverá complacências a enfrentar e imaturidades a administrar e até males a combater. Mas, em última análise, pode ser apenas o meio de Deus para libertar uma geração para levar sua devoção a Cristo mais e mais profundamente no mundo destruído em que vivemos.

Serei solteiro para sempre?

A esperança de um grupo demográfico solteiro recém-mobilizado é real, e a condição de solteiro realmente pode e deve ser celebrada quando Deus a usa para obter adoração, alegria e vida para si mesmo. Mas uma das implicações dessas estatísticas recentes é que um número crescente de pessoas na igreja deseja o casamento – até mesmo se sentem chamadas para o casamento – e, ainda assim, precisam esperar mais para vivenciá-lo. Como cristãos, acreditamos que a grande maioria das pessoas é planejada por Deus para receber e expressar amor no contexto de uma aliança, então não devemos nos surpreender que esse fenômeno crescente seja difícil para muitos de nossos rapazes e moças.

Talvez seja um consumismo crescente em namoro e casamento, onde as pessoas são mais exigentes porque há mais opções (especialmente por meio de novas mídias, como o namoro online). Talvez seja o alongamento da adolescência, em que os jovens cada vez menos sentem a necessidade de crescer e assumir a responsabilidade de constituir família, da casa própria e muito mais. Talvez seja o sucesso das mulheres no local de trabalho, criando mais oportunidades vocacionais para mulheres o que pode atrasar a busca por um parceiro e por família. Quaisquer que sejam as raízes, é uma realidade. Se você tem pessoas solteiras em sua igreja, é muito provável que haja pessoas infelizmente solteiras em sua igreja – e essa multidão não está diminuindo.

A pergunta assustadora para alguns que estão esperando é: “Serei solteiro para sempre?” Deus realmente retiraria de mim as boas dádivas de amor, casamento, intimidade e filhos?

Ninguém é solteiro, não, ninguém

A boa notícia para os que ainda não são casados ​​é que ninguém em Cristo é solteiro e ninguém é casado no céu. Precisamos ancorar nossos sentimentos de solidão e saudade no evangelho. Se estamos em Cristo, não há realmente nada de solteiro em nós. Todos nós sabemos que existem intimidades que são – e devem ser – exclusivas do casamento, mas as que realmente importam podem ser experimentadas na noiva de Cristo, sua igreja. O marido ou a esposa podem ajudar e prover para você de maneiras que outros não podem, mas um irmão ou irmã verdadeiro, cheio do Espírito, persistente e presente na fé pode cuidar de você de maneiras notáveis. Em Jesus, ninguém é solteiro, ninguém.

Jesus também deixa bem claro que ninguém permanece casado ou se casará na era vindoura (Mt 22.30; Mc 12.25; Lc 20.34-36). Os casamentos que conhecemos nesta vida não têm propósito no futuro paraíso. No lugar mais feliz da história, não haverá casamentos, nem matrimônio, nem sexo. Essa é uma forma selvagem para Deus de planejar tudo isso para funcionar.

Se o casamento entre um homem e uma mulher é uma imagem e um relacionamento tão bonito, fundamental e necessário para tantas pessoas nesta vida, por que seria deixado de fora da eternidade? É porque seu propósito e significado são necessários apenas aqui e agora. Quando a nova criação for consumada, a imagem para a qual o casamento apontava será cumprida. À luz deste destino, o casamento agora é uma experiência temporária destinada a retratar um relacionamento e uma realidade muito maior por vir, quando estivermos com Cristo em sua presença.

Se formos casados ​​nesta vida, será por um breve momento, e não nos arrependeremos dessa brevidade daqui a dez mil anos. Nós realmente não vamos nos arrepender. Ninguém dirá: “Eu realmente gostaria de ter sido casado” – muito menos, “Eu realmente gostaria de ter sido casado por mais cinco ou dez anos na terra”. Isso seria absurdo quando aqueles anos parecem segundos em comparação com todos os momentos gloriosamente felizes que teremos, quando nosso casamento terminar com a morte.

Precisamos pensar sobre isso enquanto pesamos na intensidade de nosso desespero para tê-lo agora. Precisamos perguntar se fizemos do casamento uma qualificação para uma vida feliz e significativa. Estou incompleto e infeliz com a perspectiva de nunca estar casado? Eu me considero incompleto ou insignificante como um crente solteiro? Essas perguntas podem revelar bandeiras vermelhas que nos alertam que o casamento se tornou um ídolo.

No final das contas, estaremos todos solteiros para sempre, e isso será gloriosamente bom. Todos nós estaremos finalmente casados ​​para sempre, unidos com nosso Salvador e Primeiro Amor. Saberemos bem, então, que os casamentos aqui na terra realmente eram pequenos e curtos em comparação com tudo o que temos em Cristo.

Por: Marshall Segal. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Hope for the Unhappily Single.

Original: Infelizmente, solteiros — Esperança para quem ainda não casou. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.