Header Ads

Quem foi Russel Shedd ?


Russel Shedd e considerado com um dos teólogos mais importantes da atualidade. PHD em Novo Testamento pela Universidade de Edinburgo, na Escócia, tem uma vida dedicada ao estudo da bíblica e na relação entre a fé, as pessoas e Deus. A seguir, conheça tudo sobre a sua biografia e obras mais conhecidas.

Biografia

Russel Shedd nasceu na Bolívia no ano de 1929. Fruto de uma família missionária, teve desde cedo contato próximo com a fé e a religião. Seus irmãos também seguiram uma vida ligada à religiosidade, cada um à sua maneira e em um diferente lugar do mundo.

Ainda adolescente mudou-se para os Estados Unidos, onde permaneceu até receber o grau de mestre em Novo Testamento pela Wheaton College Graduate School. Em seguida, mudou-se para o estado da Filadélfia onde fez mais um mestrado, desta vez em Teologia. Anos mais tarde, mas ainda jovem, Russel Shedd finalizou seus estudos recebendo o título de doutor em Novo Testamento, com apenas 25 anos de idade, na Escócia.

Assim que terminou seu doutorado, Shedd retornou aos Estados Unidos, onde se tornou professor no Alabama. Foi durante suas aulas que conheceu Patrícia, uma aluna com quem se casou e vive até hoje. A vida do casal continuou envolvida com a missão religiosa, e foram enviados para Portugal pela Conservative Baptist Foreing Mission Society.

Devido às dificuldades que tinha com a publicação de livros evangélicos em Portugal, mudou-se para o Brasil, onde o custo era muito mais interessante. O ano era 1962 e assim que chegou encontrou interessados em uma sociedade no ramo editorial sem fins lucrativos. Assim nasceu a Edições Vida Nova, alguns anos mais tarde.

Durante anos, Russel Shedd trabalhou no seu projeto mais conhecido, a Bíblia Nova Vida, com notas explicativas, outros textos didáticos e formas de explicar melhor seu conteúdo para as pessoas. Segundo Shedd, a popularização de sua bíblia é uma de suas maiores alegrias, e até hoje o livro é vendido no país. Assim começou a história de sucesso de sua editora, que hoje é bem maior e já publicou cerca de 170 títulos.

Depois, foi convidado para dar aulas na Faculdade Teológica Batista de São Paulo, onde durante anos fez a diferença na vida de alunos através de sua vocação para ouvir, ajudar na resolução de problemas e muitas outras coisas. Shedd recebeu outros convites para lecionar novamente nos Estados Unidos, e até chegou a aceitar um deles. Mas sempre acabava retornando ao Brasil, onde se sentia mais útil e mais próximo ao propósito que Deus havia lhe enviado.

Russel Shedd foi muito importante para o crescimento e desenvolvimento da igreja evangélica no país. Com ele houve mais interesse em participar de missões, inclusive no exterior.

 Ph.D em Novo Testamento pela Universidade de Edimburgo (Escócia). Fundou as Edições Vida Nova há mais de 40 anos e foi consultor da Shedd Publicações. Foi missionário da Missão Batista Conservadora no Sul do Brasil e trabalhou em terras brasileiras por várias décadas. Lecionou na Faculdade Teológica Batista de São Paulo e viajou pelo Brasil e exterior participando de conferências em congressos, igrejas, seminários e faculdades de Teologia.

É autor de vários livros, entre os quais estão A Justiça Social e a Interpretação da Bíblia , Disciplina na Igreja , A Escatologia do Novo Testamento , A Solidariedade da Raça , Justificação , A Oração e o Preparo de líderes cristãos , Fundamentos Bíblicos da Evangelização , Teologia do Desperdício , Criação e Graça: reflexão sobre as revelações de Deus , todos publicados pelas Edições Vida Nova ou pela Shedd Publicações. Além disso, é autor dos comentários da Bíblia Shedd (Vida Nova).

Fontes: Vida Nova e PE

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.