Header Ads

O que é o metaverso ? E a Igreja deveria está lá?


O que é o metaverso?

Luli Radfahrer, professor do curso de publicidade e propaganda da USP, afirma que a ideia do metaverso não é algo novo. “É um termo que surge na década de 1980 da literatura cyberpunk, com o livro ‘Snow Crash’”, diz.

A ideia representa a possibilidade de acessar uma espécie de realidade paralela, em alguns casos ficcional, em que uma pessoa pode ter uma experiência de imersão. Tecnicamente, o metaverso não é algo real, mas busca passar uma sensação de realidade, e possui toda uma estrutura no mundo real para isso.

A partir dessa ideia de imersão, diversos metaversos surgiram com os videogames. “A tecnologia só dá certo se tem uma aplicação essencial, e para o metaverso, é o jogo, pois faz sentido uma imersão em outro mundo, interagir com as pessoas. Já existe há muito tempo, uma espécie de metaverso”, afirma o professor.

Desse modo, o grau de “metaverso” dos jogos varia pelo nível de imersão, e também pela capacidade de passar um certo realismo para o usuário. A tecnologia, porém, é um grande fator que limita essa capacidade.

“Quando a internet se popularizou na década de 1990, existiam várias tecnologias que, em teoria, permitiriam o metaverso, em especial voltado para realidade virtual, criação de espaços 3D, mas não deu certo. No começo do século 21, teve o [jogo] Second Life, muitas empresas gastaram fortunas para estar nele, e era um metaverso, se vendia como. Mas não emplacou”, afirma Radfahrer.

Second Life















PRIMEIRA IGREJA BRASILEIRA NO METAVERSO

A igreja evangélica se diz pioneira em plataformas digitais, e busca criar novas formas de conexão com as pessoas. "Com a estreia do LagoVerso, Lagoinha se consolida como a primeira igreja brasileira a realizar cultos no Metaverso, que são espaços virtuais onde as pessoas, representadas em forma de avatar, se conectam para interações sociais por meio de games, eventos, palestras, shows e outros tipos de atividades", diz o site oficial da igreja.

Além disso, a instituição informa que o Lagoverso realiza cultos online com toda a estrutura de uma igreja convencional, mas em um formato atrativo para crianças, jovens e adultos que queiram ter uma experiência espiritual um pouco diferente do padrão.

COMO PARTICIPAR DA IGREJA NO METAVERSO?

Os cultos são realizados dentro da plataforma AltSpace VR da Microsoft e podem ser acessados por meio do aplicativo do AltSpace na loja do Windows e da Mac, no computador, ou pelo Oculus Quest VR, através das lojas de aplicativos.

O LagoVerso usa o sistema AltSpaceVR, que é uma plataforma que mistura uma experiência de video game e eventos de uma forma imersiva por meio de um avatar.

MINISTÉRIO DE GAMES
A Lagoinha Global ainda conta com o Ministério de Games, o LagoPlay, que existe desde outubro do ano passado e já desenvolveu 4 games para dispositivos móveis. Segundo a instituição, o jogo já soma mais de 130 mil downlaods.

E Você que acha disso tudo?

Fontes de: CNN,Diario do Nordeste



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.