Header Ads

Série Biografias - Martin Bucer


Nessa nova série biográfica vamos reiniciar falando sobre Martin Bucer deste teólogo francês nascido em 1491 na cidade de Sélestat, uma cidade livre e imperial na Alsácia (atual nordeste da França). Ele se uniu à Ordem dos Pregadores, ou Dominicanos, como noviço em 1507. foi também um professor universitário de História da Igreja e Temas Contemporâneos da Igreja em Justus-Leibig-Universität Giessen,

Uma caracteristica de Bucer, ao contrário de Lutero, detinha um espírito de mais cautela, paciência e tato com seus inimigos e contraditores:

O Grande Teologo João Calvino descreveu Martin Bucer como um homem “que por causa de sua profunda erudição, seu abundante conhecimento sobre uma ampla gama de assuntos, sua mente perspicaz, sua vasta leitura e muitas outras diferentes virtudes, ainda hoje permanece insuperável por qualquer pessoa, pode ser comparado apenas a alguns, e se destaca dentre a grande maioria”.

Além de ser um dos principais reformadores a enfatizar a importante prática da disciplina cristã nas igrejas, Bucer é considerado o fundador da “confirmação evangélica”. Seu propósito era que as crianças da igreja concluíssem a instrução cristã por meio de uma confirmação de suas membresias na comunidade da igreja através de suas próprias confissões, após terem sido batizados na infância.


Em 1548, Bucer foi persuadido, sob coação, a assinar o Ínterim de Augsburg, que impunha certas formas de culto católico. No entanto, continuou a promover reformas na cidade de Strasbourg, até que esta aceitou o acordo e o forçou a abandonar a cidade. Em 1549, aceitou leccionar na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, como professor de teologia, onde foi instrumental na segunda revisão do Livro de Oração Comum. Morreu em Cambridge, Inglaterra, em 28 de Fevereiro de 1551, aos 59 anos de idade, tendo influenciado fortemente as tradições luterana, calvinista, anglicana e puritana, sendo celebrado como um dos pioneiros do ecumenismo evangélico.



Também pode esta interessado em ver alguns vídeo sobre a vida dele.

Explicação resumida em vídeo

Quem foi Martin Bucer? — Tiago Santos



Podcast 

Martin Bucer - BTCast #369



Livros destes autor:




Referencias

Voltemos ao Evangelho
https://voltemosaoevangelho.com/blog/2017/06/martin-bucer-um-dos-grandes-reformadores/


Martin Bucer o Diplomata da Fé
https://teologiabrasileira.com.br/martin-bucer-o-diplomata-da-fe/


Quem Foi Martin Bucer ?
https://martinbucer.pt/quem-foi-martin-bucer/


Martin Bucer - O Teólogo Alsaciano
https://institutopoimenica.com/2015/11/18/martin-bucer-o-reformador-alsaciano/ 


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.