Header Ads

Escatologia Cristã



A escatologia cristã é a parte da teologia que se concentra nas crenças sobre o final dos tempos e sobre o que acontece depois da morte. Existem algumas visões diferentes sobre a escatologia cristã, incluindo:

Pre-milenismo: Esta visão ensina que Jesus vai voltar antes do milênio (um período de mil anos de paz e prosperidade) e que os cristãos vão ser arrebatados (levados para o céu) antes da grande tribulação.Autores que defendem essa visão incluem John MacArthur e Jerry B. Jenkins

Textos Base
1 Tessalonicenses 4:17 - "Depois disso, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor."

Apocalipse 3:10 - "Porque guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para provar os que habitam sobre a terra."

Pós-milenismo: Esta visão ensina que Jesus já veio e que o milênio já começou. Eles acreditam que o reino de Deus já está presente na terra e que o fim dos tempos ainda está por vir. .Essa visão é baseada em passagens bíblicas como João 18:36 e Colossenses 1:13. Autores que defendem essa visão incluem George Ladd e N.T. Wright.

Lucas 17:20-21 - "E, sendo perguntado pelos fariseus, quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com observação; Nem dirão: Eis aqui! ou: Eis ali! Porque eis que o reino de Deus está entre vós."

João 18:36 - "Jesus disse: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, os meus servos teriam lutado para que eu não fosse entregue aos judeus

Dispensacionalismo: Esta visão ensina que a história da humanidade é dividida em períodos ou dispensações, cada um com suas próprias leis e propósitos. Eles acreditam que o fim dos tempos está se aproximando e que Jesus vai voltar para estabelecer um reino milenar na terra.  baseada em passagens bíblicas como Lucas 21:24 e Apocalipse 20:1-6. Autores que defendem essa visão incluem John F. Walvoord e Charles C. Ryrie.

Amilenismo: Esta visão ensina que o milênio mencionado na Bíblia é simbólico e não deve ser entendido literalmente. Eles acreditam que o reino de Deus já está presente na terra e que o fim dos tempos ainda está por vir. Essa visão é baseada em passagens bíblicas como Romanos 14:17 e 2 Pedro 3:



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.