Header Ads

Visões sobre o Batismo com Fogo



O batismo com o Espírito Santo é uns dos assuntos mais discutido na teologia cristã. Por isso resumimos segundo perpectiva de alguns teologos sobre isso.

O batismo de fogo é mencionado em Mateus 3:11, onde Jesus diz: "Eu, porém, vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, a quem eu não sou digno de desamarrar as correias da sandália. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo". Alguns interpretam o batismo de fogo como uma referência ao batismo com o Espírito Santo, que é mencionado em Atos 2:1-4 como um evento acompanhado pelo fogo. Nesta interpretação, o batismo de fogo seria uma metáfora para o poder e a presença do Espírito Santo na vida dos cristãos. Outros interpretam o batismo de fogo como uma referência ao julgamento final, em que os pecadores serão separados dos justos "como o açougueiro separa a carne do osso" (Mateus 3:12). Nesta interpretação, o batismo de fogo seria uma metáfora para o fogo do inferno, que é o destino dos pecadores.

Baseado no texto bíblico localizado em Lucas 24:29

"E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder." Lucas 24:49

Na visão Martyn Lloyd-Jones, famoso pregador e teólogo evangélico do século 20, ensinava que o batismo com o Espírito Santo é um evento distinto da conversão e é um sinal do início da vida espiritual de um cristão. Ele também ensinava que o batismo com o Espírito Santo é acompanhado pelo dom de falar em línguas, que é um sinal para os outros da presença do Espírito Santo.

Lloyd-Jones afirmava que o batismo com o Espírito Santo é uma promessa feita por Jesus em Lucas 24:49 e Atos 1:4-5 e que é um presente para todos os cristãos que o pedem com fé. Ele também afirmava que o batismo com o Espírito Santo dá aos cristãos poder para testemunhar sobre Jesus e para servir na Igreja de maneira mais eficaz.


No entanto, é importante notar que existem diferentes interpretações sobre o batismo com o Espírito Santo na teologia cristã e que nem todos os cristãos concordam com a visão de Lloyd-Jones. Alguns acreditam que o batismo com o Espírito Santo é um evento que ocorre na conversão, enquanto outros acreditam que é um evento posterior à conversão.


Segundo John Piper, o batismo com fogo é uma metáfora para o poder e a presença do Espírito Santo na vida dos cristãos. Piper ensina que o batismo com fogo é mencionado em Mateus 3:11.

Piper também acredita que o batismo com fogo é uma promessa feita por Jesus para os cristãos e que é um presente para todos os que o pedem com fé. Ele ensina que o batismo com fogo dá aos cristãos poder para testemunhar sobre Jesus e para servir na Igreja de maneira mais eficaz. Visão essa compartilhada por John Stott e D.A Carson.

Na teologia pentecostal assembleiana, o Batismo no Espírito Santo não é santificador, 

Conforme mencionado por William e Robert Menzies: “O batismo no Espírito não pode servir como emblema de santidade, marca de maturidade cristã. Em vez disso, deve ser visto de acordo com o propósito que Lucas afirma que de ser: a fonte de intrepidez e poder em nosso serviço e testemunho. Não deve ser confundido com a maturidade cristã”



Um livro que ainda não tem em português é "Perspectives on Spirit Baptism: Five Views" ("Perspectivas sobre o Batismo com o Espírito Santo: Cinco Visões"). O livro reúne contribuições de cinco teólogos que apresentam diferentes perspectivas sobre o batismo com o Espírito Santo.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.