Header Ads

Os verdadeiros tamanhos dos países - Você vai ficar surpreso com o tamanho do Brasil

 



Os países do mundo não são do tamanho que você imagina. Isso porque é quase inviável imprimir nos mapas, planos, em 2D, as reais proporções das nações e dos continentes. Mas agora, com a ajuda da tecnologia moderna, as distorções do mapa-múndi podem ser solucionadas. É exatamente o que faz o site The True Size Of (em inglês, ‘o verdadeiro tamanho de’).

Ao entrar na plataforma é possível verificar o real tamanho de um país, comparando-o com qualquer outro do planeta. Por exemplo, o Brasil sozinho é maior que mais de vinte países da Europa juntos (confira na imagem acima).

Você provavelmente já deve ter se deparado com um mapa do tipo, seja na internet, seja em um livro da escola. Ele é baseado na chamada Projeção de Mercator, criada em 1559 pelo geógrafo Gerhard Kremer (mais conhecido como Gerhard Mercator). Seu trabalho foi revolucionário, já que o modelo que leva seu nome é considerado a primeira representação do mundo com todos os continentes após a expansão marítima europeia.

Após o mapa-múndi precursor de Waldseemüller, outras planificações foram feitas à medida que o homem explorava novos territórios com as Grandes Navegações, entre os séculos XV e XVII.  Na Idade Moderna, com um conhecimento territorial mais consolidado, duas representações cartográficas foram adotadas com mais frequência: a do alemão Peters e a do flamenco Mercator; a última utilizada, por exemplo, pelo site do Google Maps.



Embora as projeções de Peters e Mercator sejam mais fiéis à realidade – em comparação com o primeiro esboço de Waldseemüller – tais representações ainda não são cem por cento reais pela dificuldade em planificar, ou seja, transformar 2D, um globo inteiro (em 3D, pelo óbvio), sem deformá-lo. Por isso as decisões de dar maior destaque a determinados territórios, e menor para outros. Na projeção de Mercator, por exemplo, que prioriza o hemisfério norte, a Groenlândia é do mesmo tamanho da África; enquanto que na realidade o continente africano é 15 vezes maior que a terra congelada.

Você sabia disso?

Fonte:VEJA E SUPERINTERESSANTE


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.