Header Ads

A Inteligência de Artificial e a Bíblia




Imagine uma ferramenta de envolvimento com as Escrituras que pudesse responder rapidamente a qualquer pergunta bíblica com precisão, em vários idiomas, e indicar recursos.

Um GPT (Transformador generativo pré-treinado) trabalha com bancos de dados gigantes de informações para gerar palavras, imagens, códigos e muito mais em resposta a solicitações inseridas pelo usuário. Os GPTs de conhecimento geral já podem responder a perguntas sobre a Bíblia com base no que receberam da Internet. GPTs específicos da Bíblia também estão sendo desenvolvidos no momento (https://biblegpt.org/).

Provavelmente, nenhum livro no mundo foi tão traduzido quanto a Bíblia. Mas, ainda assim, organizações cristãs consideram que o número de línguas com acesso ao livro sagrado ainda é baixo.

Segundo a Aliança Global Wycliffe, que faz levantamentos anuais do acesso à Bíblia no planeta, de um total de 7.388 línguas no mundo, 724 têm toda a Bíblia traduzida, e 1.617 têm apenas o Novo Testamento. Os dados são de 2022.

Mirando essa lacuna, dois pesquisadores da área de Engenharia e Ciência da Computação — e que são cristãos — uniram-se para construir ferramentas de inteligência artificial (IA) que possam facilitar a tradução da Bíblia.

Essas ferramentas são englobadas pelo projeto Greek Room, fundado pelos pesquisadores Ulf Hermjakob e Joel Mathew, do Instituto de Ciências da Informação da Universidade do Sul da Califórnia (USC), nos EUA.

O projeto visa línguas que recebem pouco investimento — por exemplo, têm nenhum ou poucos dicionários, gramáticas e estudos sobre elas.






Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.